Coreia do Norte constrói maior navio de guerra da sua força naval
Imagens de satélite recolhidas por empresas independentes mostram aquele que poderá ser o maior navio de guerra alguma vez construído pela Coreia do Norte, com mais do dobro do tamanho de qualquer outra embarcação da frota naval do líder Kim Jong-un.
“A fragata tem aproximadamente 140 metros de comprimento, o que a torna o maior navio de guerra fabricado na Coreia do Norte”, explicaram Joseph Bermudez Jr. e Jennifer Jun, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, à CNN.
Segundo os analistas, que estudaram as imagens recolhidas a 6 de abril pelas empresas de tecnologia espacial Planet Labs e Maxar Technologies, está também em curso a construção de armas e outros sistemas internos do navio.
O fabrico deste navio já era esperado, já que o regime de Kim Jong-un tem valorizado a rápida modernização das suas Forças Armadas, desenvolvendo uma série de novas armas e testando mísseis balísticos intercontinentais que podem atingir alvos a 15 mil quilómetros de distância.Um general reformado da Coreia do Sul disse acreditar que a Rússia está a fornecer tecnologia à Coreia do Norte para os sistemas de mísseis da fragata.
Outras imagens da embarcação tinham já surgido, no final do ano passado, numa reportagem da Televisão Central Coreana sobre a sessão plenária de fim de ano do Partido dos Trabalhadores. Nesse vídeo, o líder Kim Jong-un surgia a inspecionar a construção do navio.
🛰️New Guided Missile Frigate Fitting Out at Nampo
— CSIS Korea Chair (@CSISKoreaChair) April 8, 2025
New satellite image provides the closest look to date of the new North Korean Navy’s guided missile frigate (FFG) at the Nampo Navy Shipyard.
🔗: https://t.co/WQBDgKywum pic.twitter.com/VTEpRzS968
A Marinha da Coreia do Norte possui atualmente cerca de 400 embarcações de patrulha e 70 submarinos, de acordo com a estimativa de 2021 da Agência de Informações de Defesa dos EUA. A maioria desses navios são antigos e pequenos.
Segundo Joseph Dempsey, analista do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, Pyongyang tem apenas dois navios de superfície principais. Essas fragatas, com 1.600 toneladas e construídas no início da década de 1970, estarão obsoletas.
Em setembro, Kim Jong-un inspecionou o local onde a Coreia do Norte pretende construir um novo porto naval.
"Agora que em breve vamos possuir grandes navios de guerra de superfície e submarinos que não podem ser ancorados nas instalações existentes, a construção de uma base naval para operar os últimos grandes navios de guerra tornou-se uma tarefa urgente", disse na altura o líder norte-coreano.
c/ agências