Coreia do Norte anuncia teste com bomba de hidrogénio

por Mário Aleixo - RTP
O regime norte-coreano anunciou esta quarta-feira a realização de um ensaio com uma bomba de hidrogénio KCNA/ Reuters

A Coreia do Norte reivindicou esta quarta-feira sucesso no ensaio de uma bomba de hidrogénio. O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se de emergência.

A Coreia do Norte afirmou ter testado, pela primeira vez, uma bomba de hidrogénio, uma reivindicação que ainda não foi confirmada externamente. Várias resoluções da ONU proíbem Pyongyang de realizar atividades nucleares ou ligadas à tecnologia de mísseis balísticos.

O regime de Pyongyang anunciou, através da emissora estatal de televisão, a realização "com sucesso" de um teste com uma bomba de hidrogénio, o quarto ensaio nuclear realizado pelo país e o primeiro com aquele tipo de arma de destruição em massa.

Pyongyang já tinha realizado três testes nucleares, em 2006, 2009 e 2013, o que lhe valeu sanções das Nações Unidas.

A notícia surgiu pouco depois de um tremor de magnitude 5.1 se ter registado esta quarta-feira num local de testes nucleares do nordeste da Coreia do Norte, a cerca de 50 quilómetros de Kilju.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas convocou uma reunião de emergência para esta quarta-feira, depois do anúncio da Coreia do Norte.

A reunião dos 15 países-membros foi convocada pelos Estados Unidos e pelo Japão, indicou a porta-voz da missão norte-americana na ONU, Hagar Chemali.
Tópicos
PUB