A Coreia do Norte anunciou que suspendeu os testes nucleares e o lançamento de mísseis de longo alcance e que tem planos para encerrar as suas instalações de testes nucleares. Donald Trump já saudou a decisão da Coreia do Norte e destacou que é "um grande progresso" a poucas semanas da esperada cimeira entre os dois países.
O anúncio acontece dias antes de o líder norte-coreano Kim Jong-un se encontrar com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in numa localidade fronteiriça para uma rara cimeira entre os dois países que tem por objetivo resolver a disputa nuclear com Pyongyang.
O país disse agora que está a mudar o foco da sua política nacional, concentrando-se em melhorar a sua economia.
A decisão da Coreia do Norte foi tomada numa reunião do Comité Central do partido no poder, que acordou discutir "um novo período" de políticas no país.
Donald Trump já saudou a decisão da Coreia do Norte de suspender todos os testes com mísseis. No Twitter, o presidente dos Estados Unidos destacou que é "um grande progresso" a poucas semanas da esperada cimeira entre os dois países.
A message from Kim Jong Un: “North Korea will stop nuclear tests and launches of intercontinental ballistic missiles.”
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 21 de abril de 2018
Also will “Shut down a nuclear test site in the country’s Northern Side to prove the vow to suspend nuclear tests.” Progress being made for all!
O primeiro-ministro do Japão também já saudou a decisão de Kim Jong-un.
Shinzo Abe avisa, no entanto, que é preciso garantir que o regime vai mesmo abandonar o programa nuclear.
O líder norte coreano anunciou ainda que vai encerrar as instalações onde se realizam esses ensaios nucleares.
O líder disse ao Partido que já existe a capacidade de lançar uma bomba nuclear e que agora o país quer juntar-se aos esforços globais para suspender completamente os testes.
O regime de Piongyang dá, assim, um sinal de predisposição para desistir das armas nucleares, sem exigir condições.