A Noruega vai começar a construir em Março um "cofre-forte" para preservar todas as variedades de sementes do planeta, face aos efeitos de possíveis catástrofes naturais ou nucleares e das alterações climáticas.
Os construtores apresentaram hoje os planos da arquitectura deste entreposto sementeiro que será construído debaixo de terra permanentemente gelada (permafrost), no interior de uma montanha do arquipélago norueguês de Svalbard, em pleno Árctico.
A "Arca de Noé" vegetal, como é conhecida, garantirá a sobrevivência a longo prazo de culturas alimentares fundamentais e terá capacidade para guardar três milhões de amostras de sementes recolhidas, a prazo, em todos os países do mundo.
"Tomámos em conta a subida da temperatura (exterior) e situámos o entreposto tão fundo na rocha que ficará na permafrost e não será afectado", explicou Magnus Bredeli Tveiten, responsável pelo projecto na Direcção de Obras Públicas norueguesa.
A primeira pedra do projecto foi lançada em Junho e a sua construção começa em Março, afirmou.
As amostras de sementes serão guardadas em dois compartimentos de 375 metros quadrados colocados no fim de um túnel de 120 metros e preservados a uma temperatura de menos 18 graus Celsius.
Em cada compartimento haverá filas de estantes metálicas onde serão colocadas caixas de plástico com as sementes, metidas por sua vez em embalagens de polietileno e alumínio impermeáveis, indicou o norte-americano Cary Fowler, o "cérebro" que concebeu o cofre-forte e director do Fundo Mundial para a Diversidade das Culturas.
Situado cerca de 130 metros acima do nível do mar, o entreposto não será danificado pela prevista subida do nível do mar resultante da fusão dos gelos da Gronelândia, que segundo alguns peritos poderá chegar aos sete metros.
Não deverá também ser afectado por uma eventual fusão total dos gelos da Antártida, um fenómeno que poderá fazer subir o nível do mar até 61 metros, de acordo com estimativas.
à entrada do local, numa encosta da montanha, haverá uma porta triangular de aço e cimento, iluminada por obras de arte que mudarão de cor em função da luz.
A construção do entreposto, orçado em 2,3 milhões de euros (3 milhões de dólares), deverá ficar concluída em Setembro de 2007.