O Congresso norte-americano confirmou esta segunda-feira a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais. A sessão foi presidida pela vice-presidente, Kamala Harris, e o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, e decorreu sem incidentes.
Coube à vice-presidente cessante Kamala Harris, que presidiu ao processo como presidente do Senado, anunciar a certificação da contagem. Os candidatos republicanos Donald Trump e J.D. Vance venceram a eleição com 312 votos contra 226 votos dos candidatos democratas Kamala Haris e Tim Walz.
“Donald J. Trump, do Estado da Florida, recebeu 312 votos” dos eleitores que compõem o Colégio Eleitoral americano, proclamou a vice-presidente no final desta cerimónia solene. “Kamala D. Harris, do Estado da Califórnia, recebeu 226 votos”, acrescentou.
"Um grande momento da história"
O presidento eleito felicitou-se antecipadamente por "um grande momento da história" esta segunda-feira de manhã através de uma publicação na sua rede social Truth, acrescentando minutos depois uma fotografia da multidão dos seus apoiantes reunida em Washington a 6 de janeiro de 2021.
Há quatro anos atrás, Donald Trump repetiu incessantemente e sem provas que a eleição lhe tinha sido "roubada" e incitiou o seu vice-presidente, Mike Pence, a recusar certificar a vitória do presidente cessante Joe Biden.
Num discurso à porta da Casa Branca, a 6 de janeiro de 2021, Trump apelou aos seus apoiantes para "lutarem como o diabo", antes de milhares marcharem em direção ao Capitólio e assistir-se a uma explosão de violência no Capitólio que terminou com a morte de quatro pessoas.
A tomada de posse de Donald Trump está marcada para 20 de janeiro.
c/agências
Tópicos
Congresso
,
Eleições
,
EUA
,
Donald Trump
,
Eleição
,
Capitólio
,
Kamala Harris
,
Invasão
,
Joe Biden