A colisão frontal entre uma composição ferroviária de passageiros e uma outra de carga perto da cidade de Tempe, no centro da Grécia, na terça-feira à noite, provocou pelo menos 36 mortos e 85 feridos.
Segundo o governador, cerca de 194 passageiros que sofreram ferimentos ligeiros ou escaparam ilesos à colisão foram transportados do local em autocarros com destino a Salónica, a 13 quilómetros do acidente.
Vários vagões da composição de mercadorias descarrilaram e pelo menos três incendiaram-se após o acidente, que ocorreu pouco antes da meia-noite (22h00 de Lisboa) perto de Tempe, a cerca de 380 quilómetros a norte da capital grega, Atenas.
A empresa ferroviária Hellenic Train revelou que a composição de passageiros levava a bordo 350 passageiros quando ocorreu a colisão.
Imagens dos órgãos de comunicação locais revelam as carruagens que descarrilaram muito destruídas, com janelas partidas no meio de espessas nuvens de fumo.
An ongoing rescue mission is underway after trains collide in central #greece leaving 32 people dead and more than 85 injured. #Τεμπη_Τραγωδια #Τεμπη #Λαρισα #greecetraincrash #GreeceTrainAccident #trainaccident @CGTNEurope pic.twitter.com/IE83o5NxBU
— Evangelo Sipsas (@EvangeloSipsas) March 1, 2023
Foi lançado o alerta a várias unidades hospitalares de queimados da região, referiu o porta-voz dos bombeiros, acrescentando que dezenas de ambulâncias estão envolvidas nos trabalhos de resgate.