Cimeira em Paris. Portugal reserva 205 milhões de euros para apoio à Ucrânia
O Governo português prepara-se para aprovar um novo pacote de apoio à Ucrânia no valor de 205 milhões de euros. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, à saída da cimeira dos países aliados da Ucrânia que decorreu em Paris.
“Ao mesmo tempo que se realizava esta reunião, estávamos a decidir, no Conselho de Ministros em Lisboa, a autorização da despesa no valor de 205 milhões de euros que concretiza o apoio militar” à Ucrânia, anunciou o primeiro-ministro em declarações aos jornalistas, na capital francesa. Esta tranche anual já tinha sido anunciada no início deste ano. Em 2024, o pacote de ajuda à Ucrânia foi de 221 milhões de euros para bens e equipamentos militares.
A reunião decorreu no Palácio do Eliseu e contou com a presença do presidente da Ucrânia, do primeiro-ministro do Reino Unido e de chefes de Estado e de Governo de cerca de 30 países, incluindo Portugal. Questionado sobre o envio de militares portugueses para a Ucrânia, no âmbito dos planos de garantias de segurança, Montenegro diz que “Portugal não vai estar de fora desse esforço”, mas salienta que “ainda estamos longe e é ainda precoce e muito cedo para falarmos disso”.
“Estamos sempre prontos para fazer parte de missões de paz e missões que salvaguardam a segurança”, asseverou.
O encontro dos aliados em Paris acontece dois dias depois de os Estados Unidos terem anunciado que chegaram a acordo com a Ucrânia e a Rússia, separadamente, para uma trégua no Mar Negro.
No entanto, Moscovo exige uma série de condições antes da sua implementação, nomeadamente o "levantamento" das restrições ocidentais ao comércio de cereais e fertilizantes russos.