Cimeira de Granada. Conferência de imprensa final cancelada e a culpa pode ser de Rishi Sunak

por RTP

Governo espanhol via Reuters

A declaração final do encontro da comunidade política europeia, reunida em Granada, Espanha, foi cancelada. A presidente da Moldova, Maia Sandu, e os primeiros-ministros espanhol e britânico, Pedro Sánchez e Rishi Sunak, não apareceram na conferência de imprensa e não deram explicação para a falta.

Há, no entanto, suspeitas de que Sunak não quis comparecer ao lado de Sandu e Sánchez por não ter conseguido trazer para a agenda da reunião em Granada a questão das migrações %u2013 tema que será detido na sexta-feira entre os 27 Estados-membros da União Europeia, da qual o Reino Unido já não faz parte.

Entretanto, esta quinta-feira, em Granada, foi anunciada uma futura visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Portugal.

As esquipas das Presidências portuguesa e ucraniana estão a trabalhar na data da visita. Uma fonte ligada a esta negociação revelou à RTP que há uma probabilidade muito baixa de essa visita acontecer já durante a reunião do Grupo de Arraiolos, que decorre este 5 e 6 de outubro no Porto.

As datas de viagem do presidente ucraniano costumam ser mantidas em segredo por razões de segurança. Mesmo a sua presença na Cimeira de Granada só foi conhecida esta manhã.
PUB