Cheias na Nigéria fazem dezenas de mortos e obrigam animais selvagens a fugir do zoo da cidade de Maiduguri
Nos últimos dias inundações repentinas no nordeste da Nigéria submergiram áreas residenciais inteiras, desabrigaram milhares de pessoas e arrastaram os animais do zoológico para as ruas. A cidade de Maiduguri foi uma das localidades mais afetadas.
Pelo menos 30 pessoas morreram no Estado de Borno devido às cheias provocadas por uma rutura na barragem Alau, pressionada pelo fluxo excessivo de águas pluviais, durante a estação chuvosa, explicaram as autoridades.
Alau está localizada na comunidade Konduga, a poucos quilómetros de Maiduguri. Depois de ter rompido, na segunda-feira, deixou “metade da cidade [de Maiduguri] submersa”.
Estas inundações já estão classificadas como as piores na cidade do nordeste do país em 30 anos, sublinham as equipas de salvamento, que continuam a tentar resgatar milhares de outras pessoas ainda presas nas suas casas.
Estima-se que cerca de um milhão de pessoas foram afetadas, das quais cerca de 200 mil estão deslocadas.
Voluntários locais testemunharam à cadeia Al Jazeera que muitas pessoas continuam no topo das árvores ou nos telhados das habitações.
Entre “muitos” corpos recuperados estava o bebé Humayrah, que esperou com sua família para ser resgatada. Depois de conseguirem um pequeno barco, a embarcação virou e Humayrah afogou-se.
Para agravar o estado de emergência, vários hospitais da região também estão inundados.
Animais selvagens nas ruas
A subida das águas também atingiu o jardim zoológico de Maiduguri.
As equipas das instalações alegam que 80 por cento dos animais selvagens que estavam alocados ao Sanda Kyarimi Park Zoo foram arrastados pelas águas. Uns escaparam nadando e outros terão morrido.
Numa declaração, as autoridades do zoológico confirmaram que muitos “animais perigosos escaparam” e alertam os moradores para “terem cuidado”.
“Alguns animais mortais foram levados para as ruas das nossas comunidades, como crocodilos, cobras e leões”, sublinham as autoridades.
The Sanda Kyarimi Park Zoo is a 42-acre zoological garden and wildlife sanctuary in Maiduguri, Borno State, Nigeria. An ostrich was seen wandering about the Maiduguri City. Hi 😊pic.twitter.com/humwDxJdk9
— Olu 🕊️ (@empror24) September 10, 2024
Um porta-voz da NEMA, agência de gestão de desastres da Nigéria, Manzo Ezekiel, declarou à CNN que estão a ser feitos esforços para recapturar os animais.
“Acredito que os administradores do zoológico não estão descansados. Eles farão o melhor que puderem para recuperar os animais que for possível recuperar porque os animais que vão para as ruas representam perigo para as pessoas”, acentuou.
“Acredito que os administradores do zoológico não estão descansados. Eles farão o melhor que puderem para recuperar os animais que for possível recuperar porque os animais que vão para as ruas representam perigo para as pessoas”, acentuou.