Chávez chama a Bush "burro", "cobarde" e "genocida"

por Agência LUSA

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, radicalizou o seu discurso contra o seu homólogo norte- americano, George W. Bush, chamando-lhe "burro", "cobarde" e "genocida" e acusando-o de conspirar contra o seu governo.

"És um ignorante, és um burro, Mr. Danger. You are a donkey, Mr. Danger, you are a donkey, Mr. Bush", disse Hugo Chávez, misturando o castelhano e o inglês, durante o seu programa dominical na rádio transmitido do Estado de Apure, no extremo sul do país.

"Confirmamos o que já sabíamos: ele (Bush) é o chefe da oposição venezuelana, não é nenhum destes jornaleiros que andam por aí", prosseguiu, acusando a Casa Branca de dominar os oposicionistas, entre os quais os proprietários dos jornais e canais de televisão privada do país.

"Se algum dia lhe ocorrer invadir a Venezuela, estaremos à sua espera", disse ainda, atribuindo em seguida Bush epítetos como "cobarde", "assassino", "genocida", "alcoólico" e "imoral".

Numa referência ao Iraque, acusou Bush de assassinar crianças e mulheres naquele país, invadido há três anos por tropas norte- americanas.

"Os teus soldados não são assassinos, és tu (o assassino)", disse.

PUB