Chanceler alemão felicita Bayrou pela nomeação como primeiro-ministro francês

por Lusa

O chanceler alemão, Olaf Scholz, felicitou hoje François Bayrou pela sua nomeação como primeiro-ministro francês, desejando-lhe "força e sucesso nas tarefas" que o esperam.

"A França e a Alemanha são vizinhos e amigos muito próximos no coração da Europa. Desejo a colaboração estreita entre os nossos dois governos, no espírito da amizade franco-alemã", disse o chefe de Governo alemão em comunicado.

Tal como a França, a Alemanha tem enfrentado incerteza política desde o colapso da coligação de Olaf Scholz, há quase um mês, após a saída dos ministros liberais do Governo, onde restam apenas os sociais-democratas e os ambientalistas.

Na segunda-feira, o líder social-democrata Scholz submeteu-se a um voto de confiança dos deputados, destinado a abrir caminho a eleições legislativas antecipadas marcadas para 23 de fevereiro.

Outrora um modelo de estabilidade política, a Alemanha, a maior economia da União Europeia, está a viver uma crise social, mas também política, em muitos setores da sua indústria, como o automóvel e o químico.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou hoje o aliado centrista François Bayrou como novo primeiro-ministro, depois de uma votação parlamentar histórica ter derrubado o anterior governo de Michel Barnier em 04 de dezembro.

François Bayrou, de 73 anos e bem conhecido na política francesa há décadas, ficou "encarregue de formar um governo" segundo um comunicado de imprensa da Presidência.

Será o quarto chefe de Governo francês desde a reeleição de Macron em abril de 2022 para um mandato de cinco anos.

Tópicos
PUB