Um incêndio deflagrou na Catedral de Notre Dame em Paris ao fim da tarde desta segunda-feira. As chamas alastraram de forma incontrolável apesar dos esforços de centenas de bombeiros.
The moment #NotreDame’s spire fell pic.twitter.com/XUcr6Iob0b
— Patrick Galey (@patrickgaley) 15 de abril de 2019
Notre-Dame de Paris en proie aux flammes. Émotion de toute une nation. Pensée pour tous les catholiques et pour tous les Français. Comme tous nos compatriotes, je suis triste ce soir de voir brûler cette part de nous.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) 15 de abril de 2019
"Notre-Dame de Paris em chamas. Comoção de uma nação inteira. Tenho em pensamento em todos os católicos e em todos os franceses. Tal como todos os nossos compatriotas, estou triste por ver esta parte de nós a arder", escreveu.
Notre-Dame Bekijk wat er gebeurde op 18:46 in de uitzending van @J_Nsf. https://t.co/NveUVQPabJ
— Paul Pleijs (@paulpleijs) 15 de abril de 2019
Horrible #NotreDame pic.twitter.com/BndHQRO1b5
— Solveig Godeluck (@Solwii) 15 de abril de 2019
Notre Dame #París pic.twitter.com/DNcjZq6Uf8
— Carlos Feria (@carlosferiab) 15 de abril de 2019
De acordo com o jornal Le Monde, o incêndio terá começado nos sótãos cerca das 18h50 locais e alastrado rapidamente.
So horrible to watch the massive fire at Notre Dame Cathedral in Paris. Perhaps flying water tankers could be used to put it out. Must act quickly!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 15 de abril de 2019
"Que dor ver estar imagens atrozes de Notre Dame em chamas. Notre Dame é um símbolo de França e da nossa cultura europeia. Todos os nossos pensamentos estão com os nossos amigos franceses. Estamos a seu lado", escreveu por seu lado no Twitter o porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel.
A sua construção iniciou-se no ano de 1163, dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo, de acordo com o estilo gótico em todo o seu esplendor, de colunas altas e arcos para sustentar o peso dos telhados. Demorou 180 anos a construir.
Além das duas torres sineiras características, a imensa rosácea no extremo da grande nave foi sempre uma das imagens icónicas da Catedral.