Cassini fotografa superfície de Hyperion, uma das grandes luas de Saturno
A sonda Cassini continua a enviar para Terra imagens deslumbrantes das várias luas de Saturno. Desta vez voltou a passar por Hyperion, uma das maiores luas do planeta, e enviou imagens deste poroso satélite.
As fotos agora recolhidas mostram a superfície de Hyperion e as crateras provocadas pelos impactos de material proveniente do espaço em redor desta lua.
Imagem captada pela sonda Cassini no dia 31 de maio sobre a região norte de Hyperion, quando sobrevoava o satélite natural de Saturno a cerca de 38 mil quilómetros de distância. A escala da imagem é de 230 metros por pixel. (NASA/JPL)
Missão Cassini-Huygens
No decorrer desta missão espacial, que dura há mais de 17 anos, a sonda Cassini-Huygens passou por Hyperion a uma distância aproximada de 34 mil quilómetros.
Esta não foi a passagem mais rasante ao satélite natural de saturno , pois em 26 de setembro de 2005, a Cassini fez uma “tangente” a Hyperion, passando a apenas 505 quilómetros de distância.
Hyperion é uma das nove grandes luas de Saturno com cerca de 270 quilómetros de diámetro. É bastante irregular, em forma de batata, prevalecendo a opinião, entre a comunidade científica, de que pode ser o que sobrou de uma violenta colisão com um objeto maior.
Os cientistas que seguem a Cassini afirmam que este satélite é bastante poroso e atribuem a esta aparência peculiar a uma esponja, visto Hyperion ter uma densidade muito baixa para um objeto tão grande — cerca de metade da densidade da água (999,97 kg/m³).
Saturno tem pelo menos 150 satélites naturais, entre luas e pequenos corpos em órbita. A precisão da quantidade é incerta, já que é difícil distinguir entre as grandes partículas do anel e uma das pequenas luas. Algumas das luas atuam como pontos gravitacionais, não deixando que o anel em Saturno se espalhe pelo espaço.
Saturno tem oficialmente nove grandes luas, sendo elas Titan, Rhea, Iapetus, Dione, Tethys, Enceladus, Mimas, Hyperion e Phoebe. Neste momento estão já batizados 53 satélites naturais em Saturno.
A sonda espacial Cassini está programada para fazer vários voos, junto as diversas luas de Saturno, ainda este ano, antes de partir e instalar-se no plano equatorial de saturno, onde ficará até 2017, mergulhando a sonda, nessa altura, através do espaço entre Saturno e os seus anéis.
Fonte: www.astronoo.com/pt/luas-de-saturno