Caso Rubiales. Ministério Público espanhol abre inquérito por presumível agressão sexual

por RTP
RFEF/Handout via Reuters

O Ministério Público espanhol anunciou a abertura de um inquérito preliminar por presumível agressão sexual, na sequência das queixas apresentadas contra Luis Rubiales. A federação de Futebol Espanhola está reunida de emergência em Madrid.

O organismo vai analisar a suspensão de Luis Rubiales, que por enquanto é provisória. A reunião surge depois de Rubiales ter sido afastado pela FIFA, na sequência do polémico beijo que deu na boca a uma jogadora na final do Mundial feminino de futebol. Na última sexta-feira, numa assembleia geral extraordinária, Rubiales recusou demitir-se e disse que se vai defender.

O Ministério Público espanhol considerou que o beijo “não foi consensual”, tendo em conta as declarações da futebolista Jenni Hermoso, e ofereceu-lhe a possibilidade de formalizar a queixa pública contra Luis Rubiales por crime de agressão sexual, no prazo de 15 dias.

Em comunicado, o organismo, explica que os fatos relatados podem constituir um crime de agressão sexual e sublinha “a "importante repercussão pública nos meios de comunicação social a nível nacional e internacional" que o caso está assumir.

Acrescentando que, de acordo com as declarações públicas da jogadora “o ato sexual sofrido por ela e praticado pelo Sr. Rubiales não foi consensual" e, tendo em conta “o momento extra-processual em que nos encontramos e a natureza inequívoca das suas declarações, é necessário determinar o significado jurídico das mesmas".

Pedro Rocha assumiu interinamente a presidência da Federação Espanhola de Futebol. Esta manhã, a mãe de Rubiales entrou em greve de fome. Está trancada na igreja Divina de Motril, na região de Andaluzia. Garante que vai manter o protesto até que termine o que considera ser uma "perseguição desumana e sangrenta" ao filho.

Num braço de ferro com o governo de Madrid, duas ministras, vieram exigir medidas definitivas contra Luís Rubiales.
Erro 303

Shaka player fatal error - error from the network stack

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00
Já a jogadora da seleção espanhola Mariona Caldentey reafirmou a posição em relação ao caso Rubiales.
Erro 303

Shaka player fatal error - error from the network stack

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00
A atleta agradeceu o apoio que as jogadoras têm recebido e afirmou que vão estar com Jenni Hermoso até ao fim.

PUB