Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Casal Obama ao lado de Kamala

por Nuno Carvalho - Antena 1

via Reuters

Com o apoio declarado agora por Barack e Michelle Obama, Kamala Harris consegue reunir em seu torno todos os notáveis do Partido Democrático e reforça ainda mais a posição como provável candidata à presidência dos Estados Unidos da América.

O apoio dos dois democratas mais populares do país, anunciado num vídeo que mostra Harris a aceitar um telefonema conjunto do antigo primeiro casal, surge num momento em que Harris continua a ganhar força como a provável candidata do partido, após a decisão do presidente Joe Biden de pôr fim à sua candidatura à reeleição e apoiar o seu segundo comandante contra o candidato republicano e antigo Presidente Donald Trump.

“Telefonámos para te dizer que a Michelle e eu não podíamos estar mais orgulhosos de te apoiar e de fazer tudo o que pudermos para que passes esta eleição e chegues à Sala Oval”, disse o antigo presidente a Kamala, que é mostrada a atender o telefonema enquanto caminha nos bastidores de um evento, acompanhada por um agente do Serviço Secreto.

Michelle Obama disse: “Não posso fazer este telefonema sem dizer à minha menina, Kamala, que estou orgulhosa de ti”.

“Isto vai ser histórico”, acrescentou.

Harris, que conhece os Obama desde antes da sua eleição em 2008, agradeceu-lhes a amizade e disse que está ansiosa por “chegar lá, estar na estrada” com eles nos três meses que antecedem o dia das eleições de 5 de novembro.

“Também nos vamos divertir com isto, não vamos?”, perguntou Harris.

Segundo uma sondagem da agência noticiosa Associated Press, Harris já garantiu o apoio público da maioria dos delegados à Convenção Nacional Democrata, que começa a 19 de agosto, em Chicago.

O Comité Nacional Democrata espera realizar uma votação virtual que, até 7 de agosto, agrupará Harris e um companheiro de candidatura ainda não designado no ticket com que o o partido concorrerá à presidência e à vice-presidência dos EUA.

c/ Lusa
PUB