Mais de 200 raparigas do grupo "Tripa Mijona" vão desfilar sábado à tarde nas ruas de Sesimbra, abrindo o Carnaval naquela vila piscatória.
A alegria da juventude feminina da "Tripa Mijona", criada o ano passado devido ao interesse manifestado por algumas raparigas em integrarem o grupo masculino "Tripa Cagueira", vem colmatar a falta de uma grande atracção para os foliões na primeira tarde dos festejos.
"Ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que as raparigas da `Tripa Mijona+ desfilaram no sábado à tarde, apenas com uma batucada, este ano vão cantar e dançar um tema musical - Sonho Real - e arrastar muita gente atrás delas", disse à Lusa o director de bateria Apolónio Alves.
Segundo o presidente da autarquia sesimbrense, Amadeu Penim, a iniciativa do `Tripa Mijona` constitui "mais uma atracção do Carnaval de Sesimbra, a par das cegadas e cavalhadas, dos bailes de máscaras, desfile de palhaços e das escolas de samba".
"O Carnaval de Sesimbra é um dos melhores do país", garantiu o edil sesimbrense, salientando que a autarquia abdicou da contratação de grandes vedetas da actualidade, que muitas vezes recebem uma "fatia de leão" dos apoios camarários para os festejos carnavalescos.
"Não precisamos de uma grande vedeta da actualidade, ao contrário do que acontece noutras regiões do país. Preferimos investir na valorização dos carros alegóricos, nos trajes e fantasias", acrescentou Amadeu Penim.
Segundo indicou, os apoios da câmara ao Carnaval somaram cerca de 100 mil euros.
Sem um tema escolhido (essa escolha é da responsabilidade dos grupos participantes), o Carnaval de Sesimbra é considerado um dos mais animados da região da Grande Lisboa e do país.
O sucesso deve-se aos seis grupos e escolas de samba, que proporcionam grande animação no centro da vila: Grupo Recreativo Escola de Samba Dá que Falar, Grupo Recreativo Escola de Samba Trepa no Coqueiro, Escola de Samba Saltaricos do Castelo, Grupo Recreativo Escola de Samba Bota no Rego, Tripa Associação (Tripa Cagueira e Tripa Mijona) e Associação Recreativa Bigodes de Rato.
Para que o Carnaval de Sesimbra seja cada vez melhor e mais animado, a autarquia decidiu fechar a circulação automóvel na marginal de sábado a terça-feira, entre as 22:00 e as 04:00, ao contrário do que acontecia nos anos anteriores, em que a circulação de veículos só era interdita na noite de segunda para terça-feira.
"É mais uma iniciativa que pretende dar a possibilidade das pessoas se divertirem nos quatro dias do Carnaval de Sesimbra", justificou o autarca.
Além do desfile da Tripa Mijona (sábado), das escolas de samba (domingo e terça-feira) e do desfile de cerca de 3.000 palhaços (segunda-feira), Sesimbra tem bailes nocturnos em diversas colectividades e as tradicionais cegadas e cavalhadas, com muito humor e escárnio à mistura.
Confiante que não faltarão motivos de interesse para as dezenas de milhar de visitantes que todos os anos procuram divertir-se no Carnaval de Sesimbra, o presidente da câmara repete o aviso que costuma fazer: cheguem cedo, caso contrário não encontrarão lugar para estacionar os automóveis.
"É impossível garantir estacionamento para milhares de veículos, por isso muitos deles acabam por ficar a cerca de três quilómetros do centro da vila de Sesimbra", avisou o autarca sesimbrense.