O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, visita Cuba no final de Janeiro de 2008, por ocasião da passagem do 10º aniversário da histórica visita do papa João Paulo II ao país, disseram fontes diplomáticas à agência EFE.
A visita decorrerá entre os dias 21 e 26 de Janeiro e o programa prevê encontros entre o cardeal Bertone e a hierarquia católica cubana, não sendo de descartar a eventualidade do secretário de Estado do Vaticano ser recebido por Fidel Castro, de acordo com as mesmas fontes.
A concretização do encontro está dependente das condições de saúde de Fidel Castro, que há cerca de um ano transferiu os seus poderes de presidente para o irmão, Raul, primeiro vice-Presidente.
Em 1998, o então papa João Paulo II efectuou uma visita histórica a Cuba, no decurso da qual se encontrou com Fidel Castro, ocasião em que classificou as sanções aplicadas pelos Estados Unidos desde a década de 60 como "injustas e eticamente inaceitáveis", além de pedir às autoridades cubanas "mais liberdade e pluralismo".
Em Outubro de 2005, o cardeal Bertone, então arcebispo de Génova, Itália, fez uma visita pastoral a Cuba e na ocasião Fidel Castro manifestou o desejo de convidar o papa Bento XVI a deslocar-se à ilha.
O cardeal Bertone disse então que Fidel Castro lhe referiu que Bento XVI era um papa que lhe agradava.