"Capitão" Gonçalo Silva sai do Belenenses SAD para "abraçar um novo desafio"
O defesa central e 'capitão' do Belenenses SAD, Gonçalo Silva, anunciou hoje a sua saída da formação da I Liga portuguesa de futebol, para "abraçar um novo desafio e tentar ser tão feliz" como foi na equipa lisboeta.
Gonçalo Silva, de 30 anos, passou seis temporadas nos 'azuis', sendo "três de cruz e três de torre ao peito", em alusão à separação entre clube e SAD, na época 2018/19, totalizando 14.344 minutos, nos quais apontou seis golos e efetuou quatro assistências.
"Tudo o que eu possa dizer neste momento será redutor perante o que aqui vivi. Cheguei um menino e foi aqui que me tornei homem. Só Deus sabe o prazer que senti cada vez que defendi estas cores e a honra que tive por envergar uma braçadeira que representa tanta história e tantas conquistas", começou por dizer o atleta, no vídeo.
O experiente defesa lembrou que chegou ao clube "para defender um dos maiores símbolos nacionais" e é isso que vai "levar para sempre", destacando "a inesquecível qualificação para a Liga Europa" e "uma vitória em Alvalade ao fim de 62 anos".
"O Gonçalo só existe porque o Belenenses assim permitiu e espero que o Belenenses esteja orgulhoso por tudo o que o Gonçalo cá fez", sublinhou o futebolista, que terminou a mensagem de despedida a realçar: "Fui, sou e serei sempre Belenenses".
No texto que acompanha o vídeo, Gonçalo Silva agradeceu à "estrutura, presidente, equipas técnicas, colegas e amigos", por contribuírem para que o percurso "fosse especial": "Que eu tenha deixado um bocadinho de mim ao Belenenses, porque o Belenenses vem comigo vá para onde vá".
Formado no Barreirense, Gonçalo Silva representou também, enquanto sénior, o Lousada, o Atlético CP e o Sporting de Braga, onde jogou maioritariamente pela equipa B, tendo feito apenas uma partida pela formação principal, antes de rumar a Belém.
Entre as saídas oficializadas nos 'azuis', que terminaram a última edição da I Liga em 10.º lugar, com 40 pontos somados, encontram-se também os guarda-redes Kritciuk (Gil Vicente) e André Moreira (Grasshoppers, da Suíça), os defesas Tiago Esgaio (Sporting de Braga) e Rúben Lima (Famalicão) e os avançados Miguel Cardoso (de regresso aos russos do Dínamo de Moscovo, após empréstimo) e Silvestre Varela.
No capítulo das contratações, o conjunto lisboeta reforçou-se, até ao momento, com o médio internacional brasileiro Sandro e com o avançado Pedro Nuno (ex-Moreirense), tendo também renovado os contratos com o defesa direito Diogo Calila, o central nigeriano Chima Akas e o avançado Francisco Teixeira, tal como com o treinador Petit.