As autoridades francesas da Aviação Civil anunciaram hoje a suspensão imediata e por tempo indeterminado dos voos da companhia aérea Cameroon Airlines "por razões de segurança".
"Os voos da companhia Cameroon Airlines em França estão suspensos por razões de segurança e, como consequência, a companhia passa a figurar na lista de companhias proibidas em França", refere a autoridade civil de aviação, em comunicado.
"Esta suspensão surge na sequência de controlos realizados na última Primavera a aparelhos da companhia, que revelaram várias violações às normas internacionais, nomeadamente quanto à troca de aparelhos, transporte de mercadorias perigosas, documentação necessária à navegação e manutenção de pneus", precisa o comunicado.
As autoridades francesas e camaronesas estão a cooperar para garantir que as falhas no cumprimento das normas serão corrigidas, tendo sido definido e colocado em prática um plano de acção.
Outras inspecções realizadas nos meses de Julho e Agosto revelaram que as falhas persistiam, segundo a mesma fonte, que acrescenta que a interdição será levantada quando estes problemas forem resolvidos.
Cinco companhias aéreas constam já da lista negra francesa publicada a 05 de Agosto: as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), Air Koryo (Coreia do Norte), Air Saint-Thomas (Estados Unidos), International Air Service (Libéria) e Phuket Airlines (Tailândia).