Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Britney Spears libertada da "tutela abusiva" do pai

por Carla Quirino - RTP
Mario Anzuoni - Reuters

Desde 2008 que a cantora norte americana era considerada incapaz de tomar decisões por si, depois de vários episódios de agressividade serem enquadrados dentro de distúrbios mentais. À época, em tribunal, ficou decidido que seria o pai, Jamie Spears, a tomar conta tanto dos assuntos financeiros como cuidar da filha. 13 anos depois, Britney Spears acusou o pai de a controlar de forma abusiva e o tribunal suspendeu o acordo de tutoria. A juíza substituiu Jamie por uma profissional de cuidados de saúde, Jodi Montgomery, e um contabilista, John Zabel.

"Eu só quero minha vida de volta", disse Britney Spears. "Eu realmente acredito que essa tutela é abusiva", declarou a cantora na audiência de junho para tentar libertar-se do acordo feito com o pai.

No testemunho de Britney estão acusações de mantê-la num estabelecimento de saúde mental contra sua vontade e forçá-la a usar medicamentos e métodos anticoncepcionais para evitar que engravidasse.

Perante as acusações de anos de abuso, o pai negou tal conduta. Os advogados disseram em tribunal que "tudo o que ele quer é o que é melhor para sua filha".

"Se a Sra. Spears deseja encerrar a tutela e acredita que pode cuidar da própria vida, o Sr. Spears pensa que ela deveria ter essa possibilidade", acrescentaram os advogados.
Mathew Rosengart, advogado de Britney Spears, presta declarações | Mario Anzuoni - Reuters

Mathew Rosengart, advogado contratado por Britney Spears em julho, acusou Jamie Spears de tentar extorquir quase dois milhões euros à filha como condição para encerrar a tutela.

Rosengart ainda argumentou que as finanças de Britney Spears "deveriam continuar a ser temporariamente supervisionadas por John Zabel até que o alegado abuso do Sr. Spears seja totalmente investigado".

Ontem, em Los Angeles, a juíza Brenda Penny encerrou formalmente a tutela que a estrela tinha com o pai.

Britney Spears "começou a chorar ao ouvir a decisão do juiz", afirmou uma fonte próxima da cantora ao Page Six. "Ela está em choque e sem palavras, mas literalmente a pular de alegria. Ela não sentia uma alegria assim há 13 anos".

Os advogados da cantora também pediram que uma nova audiência seja realizada nos próximos 30 a 45 dias para decidir se a tutela de Spears será encerrada por completo.
Sinais
A história dos comportamentos agressivos remonta a 2007, depois de lutas relativas à custódia dos filhos com o ex-marido Kevin Federline.

Os tabloides fizeram notícias sobre Britney ter rapado o cabelo e destruir o carro de um fotógrafo. Surgiram perguntas sobre a saúde mental da cantora, que acabou internada para reabilitação. Foi neste contexto que o pai, Jamie Spears, ficou encarregue de decidir sobre a carreira da filha, bens e assuntos financeiros.

A fortuna de Britney Spears está avaliada em mais de 50 milhões de euros.
#FreeBritney
Fans à porta do tribunal em Los Angels. #FreeBritney | Mario Anzuoni- Reuters

Por todo o mundo, milhares de fãs fizeram manifestações de apoio e desenvolveram a campanha #FreeBritney.

Antes da audiência, a multidão de admiradores cantaram o clássico "Hit Me Baby One More Time".
Tópicos
PUB