Uma avioneta que transportava dez pessoas despenhou-se sobre comércio no centro da cidade turística de Gramado, no sul do Brasil, no domingo. O governador do estado brasileiro indicou que não houve sobreviventes.
De acordo com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, todos os ocupantes da aeronave morreram: o proprietário e piloto, Luiz Claudio Galeazzi, e outros nove passageiros, todos familiares.
No solo, houve ainda registo de 17 feridos na sequência da queda da avioneta. Doze pessoas continuam a receber cuidados hospitalares e duas estão em estado crítico.
O governador indicou que a aeronave descolou pelas 9h00 locais do aeroporto de Canela, muito perto de Gramado, e tinha como destino Jundiai, no estado de São Paulo.
Registavam-se condições meteorológicas desfavoráveis no momento do acidente, acrescentou Eduardo Leite. As causas deste acidente estão a ser investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes com Aeronaves (Cenipa).
A avioneta terá embatido na chaminé de um edifício e depois no segundo andar de uma casa, antes de cair sobre loja de móveis. Os destroços também atingiram um hotel nas proximidades.
A cidade de Gramado é um destino turístico muito procurado no Rio Grande do Sul. O acidente ocorre poucos dias antes do Natal, um período particularmente movimentado.