Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Bomba da II Guerra Mundial explode no aeroporto da cidade de Miyazaki

por RTP
Cratera no aeroporto Miyazaki tem sete metros de diâmetro Reuters

Uma bomba norte-americana da II Guerra Mundial explodiu esta quarta-feira no aeroporto da cidade de Miyazaki causando uma grande cratera numa das pistas. Mais de 80 voos foram cancelados e não há registo de vítimas, de acordo com as autoridades japonesas.

O ministério da Terra e Transportes do Japão anunciou que não havia nenhum aparelho perto do local da explosão. O incidente está sob investigação e a polícia confirmou, de acordo com a Associated Press, que a explosão foi causada por uma bomba de mais de 200 quilos, tentando apurar oque levou a detonação do dispositivo.

Uma escola de aviação localizada perto do aeroporto tem imagens da explosão e as televisões japonesas mostraram uma grande cratera numa das pistas com sete metros de diâmetro e um metro de profundidade.

O chefe de Gabinete do Governo revelou que 80 voos foram cancelados no aeroporto que espera voltar à atividade na manhã da próxima quinta-feira. O aeroporto de Miyazaki foi construído em 1943 e tinha como finalidade de treino militar, de onde saíram alguns militares “kamizaze” em operações suicidas.

Várias bombas deixadas pelos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial têm sido desenterradas em território japonês. No entanto, ainda existem centenas de toneladas de bombas que continuam enterradas e por explodir.
Tópicos
PUB