Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Biden e o adeus que não queria fazer

por Cristina Santos - RTP
"Ela é rija, experiente e tem uma integridade enorme", disse Biden sobre Kamala Alyssa Pointer - Reuters

Na primeira noite da Convenção Democrata, numa Arena de Chicago completamente esgotada, o ainda presidente dos Estados Unidos subiu ao palco e enxugou os olhos, depois de ser apresentado pela filha Ashley e pela mulher Jill.

Foto: Reuters

Após quase uma hora de discurso a defender os anos em que exerceu o mais alto cargo dos Estados Unidos, Joe Biden deixou a garantia que dei “o coração a alma a esta nação”.
Antes, já a mulher, Jill, tinha partilhado com os apoiantes como “o viu mergulhar na sua alma”, quando decidiu abandonar a corrida presidencial.

Várias vezes interrompido com gritos de “obrigado, Joe”, o presidente norte-americano abordou diversos temas sobre os quais fez campanha em 2020 e este ano, antes de abandonar a candidatura eleitoral em meados de julho, semanas após o desempenho catastrófico no debate com Donald Trump.

Foi precisamente para Donald Trump que Joe Biden guardou as palavras mais duras ao lembrar a invasão do Capitólio a 6 de janeiro de 2020, continua a ser uma ameaça e "vai ser um ditador” se for eleito.
Pelo contrário, Biden não poupou elogios a Kamala Harris, que ele espera que o suceda na Casa Branca.

"Escolher Kamala
foi a primeira decisão que tomei quando fui nomeado candidato democrata e foi a melhor decisão que tomei em toda a minha carreira”.“Ela é rija, experiente e tem uma integridade enorme”, afirmou Joe Biden sobre Kamala Harris. 

Sem ter sido anunciado, Kamala Harris surgiu na primeira noite da Convenção para agradecer a Joe Biden a ”liderança histórica e por uma vida inteira de serviço à nação e por tudo o que continua a fazer. Somos eternamente gratos.”

Hillary Clinton e o telhado de vidro quebrado
Na noite de abertura da Convenção Nacional Democrata, Hillary Clinton recordou ter sido a primeira mulher a ser nomeada candidata à Presidência dos Estados Unidos e defendeu ter quebrado um dos tetos de vidro mais difíceis do país“Quando uma barreira cai para um, está aberto o caminho para todos”, palavras repetidas de há oito anos também na Convenção Democrata, então candidata contra Trump.

Já sobre Kamala Harris, Hillary defende que está aberto um novo capítulo na história política norte-americana.
De acordo com Hillary, falta quebrar o mais elevado teto de vidro dos EUA, eleger uma mulher para a presidência do país.

Quanto a Biden, Hillary Clinton prestou homenagem, defendendo que ele devolveu "dignidade, decência e competência à Casa Branca”.
Medidas de segurança reforçadas

Milhares de manifestantes saíram às ruas para um protesto
maioritariamente pacífico perto da Convenção Nacional Democrata e apelaram a um cessar-fogo em Gaza e ao fim do apoio dos EUA a Israel.

No discurso que fez, o presidente Joe Biden reconheceu que os manifestantes “nas ruas têm razão” porque "muitos inocentes estão a ser mortos, de ambos os lados", acrescentando que um cessar-fogo é urgente.

c/ agências
Tópicos
PUB