Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Biden acende luz verde a Kiev para uso de armas de longo alcance contra a Rússia

por RTP

Foto: Ivan Antypenko - Reuters

Num momento de transição entre presidentes, a Casa Branca deu luz verde à Ucrânia para usar armas de longo alcance dos Estados Unidos contra a Rússia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mostra-se hermético, afirmando que "os ataques não são feitos de palavras". A Rússia já ameaçou retaliar.

A informação foi avançada por fontes próximas da Casa Branca, que, oficialmente, não comentou. A decisão do ainda presidente norte-americano pode estar relacionada com o envio de tropas norte-coreanas, por parte da Rússia, para a frente de guerra em território ucraniano.Em causa estão mísseis com um alcance superior a 300 quilómetros.


A agência Reuters escrevia este domingo que muitos especialistas que se mostram céticos com a alteração na política da Administração norte-americana cessante.

Moscovo já reagiu à notícia da decisão norte-americana e anunciou que veria a suspensão desta proibição como uma grande escalada na Ucrânia e na região russa de Kursk.

Por sua vez, Volodymyr Zelensky veio afirmar que os "mísseis falam por eles próprios" e que "tais coisas não são anunciadas".

Desconhece-se, por agora, a posição de Donald Trump. O presidente eleito dos Estados Unidos foi sempre um crítico das ajudas financeira e militar prestadas pelos Estados Unidos, prometendo que irá terminar em breve com o conflito.

c/ agências
PUB