Biden acusa Putin de ser "responsável pela morte de Alexei Navalny"

por RTP

O presidente norte-americano acusou esta tarde Vladimir Putin de ser responsável pela morte do seu principal opositor, Alexei Navalny, que se encontrava numa prisão russa no Ártico a cumprir uma pena de 19 anos. Joe Biden afirma os Estados Unidos estão a ponderar uma resposta que pode passar por novas sanções a Moscovo.

Joe Biden deu esta tarde uma conferência de imprensa para comentar as notícias da morte de Alexei Navalny, principal opositor de Vladimir Putin.

"A morte de Alexei Navalny mostra mais uma vez a corrupção e a violência que há na Rússia", afirmou Joe Biden a partir de Washington, para lembrar que "mesmo na prisão Navalny conseguiu continuar a sua luta. Ele acreditava profundamente na Rússia".

Biden acusou depois o presidente russo pela morte do opositor: "Posso dizer que Putin é responsável pela morte de Alexei Navalny. Putin faz tudo para defender a sua posição".

"Navalny acreditava numa Rússia democrática (...) Neste momento vemos a Rússia invadida pelo medo e pela injustiça. O governo da Rússia deve pagar esta dívida ao povo", defendeu Joe Biden.
PUB