Bibi Netanyahu anuncia recompensa de cinco milhões de dólares por refém libertado
O primeiro-ministro de Israel anunciou esta terça-feira um prémio de cinco milhões de dólares para quem lhe traga um refém sequestrado em Gaza. Essa pessoa encontrará igualmente um "porto seguro" em Israel, para si e para a sua família, prometeu.
"Daremos igualmente uma recompensa de cinco milhões de dólares por cada refém", acrescentou o primeiro-ministro israelita, de acordo com a tradução da Agência France Press. De capacete militar e colete à prova de bala, Netanyahu falou para a câmara de costas para o mar, no corredor de Netzarim, controlado pelo exército israelita, no norte da Faixa de Gaza.
"Quem ouse fazer mal aos nossos reféns, considere-se como morto. Nós iremos perseguir-vos e matar-vos", prometeu entretanto o líder de Israel.
Ao lado do seu novo ministro da Defesa, israel Katz, o primeiro-ministro israelita reafirmou que um dos objetivos da guerra é que "o Hamas não governe em Gaza".
החמאס לא ישלוט בעזה. מי שיעז לפגוע בחטופינו - דמו בראשו. אנחנו נרדוף אתכם, ואנחנו נשיג אתכם. pic.twitter.com/6Coj7l410O
— Benjamin Netanyahu - בנימין נתניהו (@netanyahu) November 19, 2024
"Fazemos igualmente esforços para localizar os reféns e trazê-los" de regresso ao país. "Não renunciamos a isso. Continuaremos a fazê-lo, até que os tenhamos encontrado a todos: os vivos e os mortos", acrescentou Bibi.
Durante o ataque e invasão sem precedentes ao sul de Israel, os comandos do movimento islamita Hamas, a 7 de outubro de 2023, raptaram e sequestraram em Gaza 251 pessoas, israelitas ou com dupla nacionalidade.
No total, permanecem no enclave 97 reféns, 34 dos quais foram declarados mortos pelo exército.