O Papa Bento XVI nomeou o secretário de Estado do Vaticano, o italiano Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, enquanto o francês Roger Etchegaray passa a ser vice-decano, foi hoje anunciado.
O actual Pontífice, Joseph Ratzinger, era anteriormente o decano do Colégio dos Cardeais, posto para que havia sido nomeado por João Paulo II e que lhe deu um grande protagonismo no período entre a morte de Karol Wojtyla e o Conclave.
Sodano era o vice-decano desse organismo, que agrupa os actuais 183 cardeais da Igreja Católica, divididos entre os 117 que têm menos de 80 anos, com categoria de eleitores num Conclave, e os que superam essa idade, que não podem participar na eleição de um novo Papa.
No passado dia 21 de Abril, Bento XVI nomeou o cardeal Sodano secretário de Estado, uma espécie de "primeiro-ministro" do Vaticano e função que havia desenvolvido desde 1991 com João Paulo II.
Nascido em Novembro de 1927, na ilha de Asti, no Norte de Itália, Sodano é licenciado em Teologia e em Direito Canónico e foi ordenado sacerdote em 1950.