A Comissão Europeia anunciou hoje a realização de um encontro de reflexão em Bruxelas a 30 de Maio entre líderes religiosos, no qual participarão, entre outros, o cardeal- patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e o Dalai-Lama.
O encontro, uma iniciativa do presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso, e do presidente em exercício da União Europeia, o chanceler austríaco Wolfgang Schuessel, é consagrado ao tema "direitos fundamentais e respeito mútuo" e visa, segundo Bruxelas, "reflectir" sobre "valores universais partilhados por todos os Estados- membros da UE: liberdade, democracia e respeito dos direitos do Homem".
No encontro, que se desenrolará ao longo da tarde de dia 30, estarão altos dignitários de diferentes confissões, tais como o Dalai Lama (Budismo), D. José Policarpo (Igreja Católica Romana), o bispo de Londres Richard Chartres (Igreja Anglicana), o presidente da comunidade islâmica na Áustria, Anas Schakfeh, o grande rabi de França Joseph Sitruk, o Bispo de Achaia, Athanasios (Igrejas Ortodoxas) e o bispo Wolfgang Huber (Igreas Evangélicas/Luteranas).
No convite endereçado aos lideres religiosos, Durão Barroso, diz ser "oportuno reflectir sobre o papel desempenhado pelo conceito de respeito mútuo", atendendo a que se podem "gerar tensões" entre "o gozo dos direitos fundamentais" e a "tomada de consciência dos sentimentos dos outros", valores que estão na base da vida social europeia.