Avisos para ataque russo. EUA e Espanha fecham temporariamente embaixadas em Kiev
Estados Unidos e Espanha decidiram encerrar temporariamente as respetivas representações diplomáticas na capital ucraniana, face a avisos de um "potencial ataque aéreo significativo" por parte da Rússia. Washington aconselhou mesmo os cidadãos norte-americanos a estarem preparados para se deslocarem imediatamente para um abrigo, em caso de alerta de bombardeamento.
"Como medida de precaução, a embaixada vai ser encerrada e os funcionários da embaixada são aconselhados a procurar abrigo em caso de ataque", refere a mesma nota, recomendando aos cidadãos dos Estados Unidos na Ucrânia para procurarem abrigo em caso de alerta aéreo.Durante a noite, em Kiev, registaram-se alertas
intermitentes de ataques aéreos, mas sem incidentes de maior. Um
incêndio num bloco de apartamentos que se temia ter sido causado por
destroços de um drone em queda foi, na realidade, causado por um eletrodoméstico.
O Pentágono afirmou não ter visto qualquer sinal de que a Rússia estivesse a planear utilizar uma arma nuclear na Ucrânia e acusou os políticos russos de se envolverem numa retórica irresponsável.
“Vamos continuar a monitorizar, mas não temos quaisquer indicações de que a Rússia esteja a preparar a utilização de uma arma nuclear na Ucrânia”, afirmou a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh.
Pouco depois do anúncio dos Estados Unidos, a embaixada espanhola em Kiev anunciou que não vai prestar serviços esta quarta-feira devido ao "risco acrescido de ataques aéreos em toda a Ucrânia", anunciou a delegação diplomática numa mensagem eletrónica enviada aos espanhóis residentes na Ucrânia.
Em mensagem de correio eletrónico enviada aos residentes espanhóis, a embaixada de Madrid em Kiev recomenda a tomada de medidas de segurança como a procura de um abrigo antiaéreo.
c/ agências