Avião U2 norte-americano despenhou-se nos Emirados Árabes Unidos, piloto morreu

por Agência LUSA

Um avião U2 do exército norte- americano despenhou-se terça-feira à noite nos Emirados Árabes Unidos, matando o piloto, revelou hoje o comando central da força aérea dos Estados Unidos, num comunicado divulgado em Bagdad.

"Um piloto da força aérea norte-americana morreu quando o seu U2 se despenhou no sudoeste asiático, terça-feira pelas 23:30 (20:30 em Lisboa). A causa da queda permanece desconhecida", segundo o texto.

"O piloto regressava à sua base (Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos), após uma missão de apoio à operação Liberdade Duradoura (no Afeganistão), quando o seu aparelho se despenhou", acrescenta o comunicado.

Numa breve declaração, a força aérea norte-americana indicou que será conduzida uma investigação para determinar a causa do incidente.

Os aviões de espionagem U2 são utilizados em missões de reconhecimento a grande altitude e estão equipados com câmaras e material de reconhecimento sofisticado.

Ao serviço desde 1955, este avião, com um raio de acção de mais de 11.000 quilómetros, pode igualmente ser utilizado para missões de socorro e de busca.

PUB