O avião não tripulado da Força Aérea dos Estados Unidos, X-37B, aterrou no passado domingo no centro espacial Kennedy da NASA, no estado da Flórida. O seu regresso foi tudo menos discreto.
A objetivo da sua missão é confidencial, apesar de alguns especialistas militares especularem que a aeronave serve para espionagem ou mesmo para a realização de testes de uma arma espacial secreta.
The #X37B #OTV4 is the newest and most advanced re-entry spacecraft. Find out more about today's landing here: https://t.co/GUGgOMQiYg pic.twitter.com/HfHHVnWhYc
— U.S. Air Force (@usairforce) 7 de maio de 2017
O brigadeiro general Wayne Monteith revelou apenas que “a nossa equipa estava a preparar-se para este evento há vários anos, e estou extremamente orgulhoso de ver nosso trabalho culminar com a aterragem segura e bem-sucedida do X-37B”.
Mas a aterragem do misterioso avião foi tudo menos discreta. A sua velocidade supersónica na entrada da atmosfera acordou “metade” da costa leste da Flórida às 08:00 AM (hora local) do sono tranquilo de uma manhã de domingo.
Um dos residentes disse, “pensei que alguém tinha batido na minha garagem… Foi um boom enorme.”
A próxima missão do X-37B está prevista ainda para o ano de 2017.