Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Avião mistério dos EUA passa 718 dias no espaço

por Jorge Almeida - RTP
Reuters

O avião não tripulado da Força Aérea dos Estados Unidos, X-37B, aterrou no passado domingo no centro espacial Kennedy da NASA, no estado da Flórida. O seu regresso foi tudo menos discreto.

É um pequeno avião não tripulado com o nome X-37B e pertence à Força Aérea norte-americana. Passou quase dois anos no espaço, para sermos exatos, esteve em órbita, 718 dias.

A objetivo da sua missão é confidencial, apesar de alguns especialistas militares especularem que a aeronave serve para espionagem ou mesmo para a realização de testes de uma arma espacial secreta.


O brigadeiro general Wayne Monteith revelou apenas que “a nossa equipa estava a preparar-se para este evento há vários anos, e estou extremamente orgulhoso de ver nosso trabalho culminar com a aterragem segura e bem-sucedida do X-37B”.

Mas a aterragem do misterioso avião foi tudo menos discreta. A sua velocidade supersónica na entrada da atmosfera acordou “metade” da costa leste da Flórida às 08:00 AM (hora local) do sono tranquilo de uma manhã de domingo.

Imagem da NASA do avião espacial não tripulado X-37B.

Um dos residentes disse, “pensei que alguém tinha batido na minha garagem… Foi um boom enorme.”

A próxima missão do X-37B está prevista ainda para o ano de 2017.
Tópicos
PUB