Ativistas do clima colam-se às pistas e interrompem voos no aeroporto de Frankfurt

por Carla Quirino - RTP
Maximilian Schwarz - Reuters

O aeroporto de Frankfurt foi esta quinta-feira obrigado a suspender mais de 100 voos depois de seis elementos do grupo ativista Letzte Generation (Última Geração) terem cortado a rede do recinto e entrado nas pistas, onde se colaram ao piso.

Esta é a segunda vez, em dois dias, que ocorrem protestos do grupo proclima Letzte Generation. Exigem que o Governo alemão negoceie e assine um acordo internacional para uma saída global do uso de petróleo, gás e carvão até 2030.

A última destas ações aconteceu na manhã desta quinta-feira no aeroporto de Frankfurt, provocando o cancelamento de cerca de 140 voos.

A polícia federal confirmou que vários manifestantes entraram na infraestrutura ao início da manhã, enquanto o grupo Letzte Generation explicou como o protesto ocorreu.

Seis manifestantes cortaram buracos na cerca de arme do perímetro do aeroporto e seguiram em direção às pistas “a pé, com bicicletas e skates para diferentes pontos em redor das pistas”. 

Em seguida, os ativistas colaram-se ao chão, bloqueando o tráfego aéreo por várias horas no aeroporto mais movimentado da Alemanha.

Para o protesto, os elementos transportaram também cartazes com a mensagem "petróleo mata".


Imediatamente antes das 8h00, a gestão aeroportuária veio anunciar que as operações de voo estavam a ser "retomadas gradualmente". Pouco depois, avançou na rede social X que todas as pistas estavam novamente em operação.

Na quarta-feira, o mesmo grupo de ativistas havia já provocado transtornos no aeroporto alemão de Colónia-Bonn, o sexto maior do país. A ação climática forçou também a suspensão de vários voos, após alguns elementos da Letzte Generation se colarem a uma pista.

Ações semelhantes foram tentadas noutros aeroportos europeus. Algumas foram frustradas pelas autoridades.


A aviação global é responsável por cerca de 2,5 por cento das emissões globais de carbono, mais do que a pegada anual do Brasil e da França juntos.
Tópicos
PUB