Ataques aéreos em Kiev, Lutsk, Rivne, Kharkiv e Jitomir
As sirenes de ataque aéreo voltaram a soar esta madrugada em várias cidades ucranianas e foram noticiadas explosões em Lutsk, Rivne, Kharkiv, Jitomir e na capital, Kiev.
Autoridades ucranianas relataram ataques russos no oeste e centro-oeste da Ucrânia durante a noite de domingo.
"Mais uma vez, ataques com mísseis em Lutsk, Kharkiv, Jitomir e Rivne. Mais um dia, mais ataques. Mariupol sob bombardeamento. Os russos já não têm língua, humanismo, civilização. Apenas foguetes e bombas", escreveu o conselheiro presidencial ucraniano Mikhailo Podoliak na rede social Twitter.Again total missile strikes at 🇺🇦. Lutsk, Kharkiv, Zhytomyr, Rivne. Every day more & more rockets. Mariupol under carpet bombing. 🇷🇺 no longer has a language, humanism, civilization. Only rockets, bombs & attempts to wipe 🇺🇦 off the face of the earth. Does Europe really like it?
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) March 27, 2022
"As pessoas estavam assustadas porque as casas estavam realmente a tremer como se fosse um terramoto. O ataque não foi em Jitomir, mas perto da cidade. Agora a situação em Jitomir está mais ou menos calma", acrescentou Sukhomlyn
Pohulyayko acrescentou que o míssil de cruzeiro estava a voar a uma baixa altitude e, por isso, os radares não conseguiram detetá-lo.
Na semana passada, o gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já tinha alertado para a ameaça de um ataque à cidade de Volyn a partir da Bielorrússia, aliado de Moscovo.