"Ataque massivo". Mísseis russos danificam infraestrutura de energia na Ucrânia
Uma infraestrutura ucraniana de energia foi atacada por mísseis russos este domingo. As autoridades de Kiev referem que o ataque teve como objetivo deixar o sistema de energia em baixo. O Ministério da Defesa da Rússia já confirmou a ofensiva, que fez pelo menos sete mortos.
O maior fornecedor privado de energia do país fala em danos consideráveis nos equipamentos das centrais térmicas. Há, nesta altura, três regiões sem eletricidade.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já reagiu nas redes sociais, dizendo que a Rússia lançou cerca de 120 mísseis e 90 drones num ataque aéreo combinado "massivo" contra a infraestrutura energética da Ucrânia.
O líder ucraniano revelou que, na região de Mykolaiv, um drone matou pelo menos duas pessoas e feriu outras seis.
Zelensky garante que todos os esforços estão a ser feitos para restabelecer a energia nas áreas afetadas.
A massive combined attack targeted all regions of Ukraine. Overnight and this morning, Russian terrorists used various types of drones, including Shaheds, as well as cruise, ballistic, and aeroballistic missiles—Zircons, Iskanders, and Kinzhals. In total, approximately 120…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 17, 2024
O exército polaco anunciou este domingo que mobilizou caças e "todas as forças e recursos disponíveis" para proteger território polaco durante um "ataque massivo" de mísseis e `drones` russos contra a Ucrânia.
"Devido a um ataque massivo da Federação Russa, que está a realizar ataques com mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos e `drones` contra instalações localizadas, entre outros locais, no oeste da Ucrânia, começaram as operações de aeronaves polacas e aliadas no nosso espaço aéreo", escreveu o comando central polaco na rede social X.
Estas medidas "destinam-se a garantir a segurança nos setores adjacentes às zonas ameaçadas", acrescentou.
Na Ucrânia, o ministro da Energia, German Galushchenko, afirmou na plataforma de mensagens Telegram que estava em curso um "ataque massivo ao sistema elétrico" e que as forças russas estão a "atacar as instalações de produção e transmissão de eletricidade em toda a Ucrânia".
O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitchko, disse que uma pessoa ficou ferida quando um fragmento de um `drone` caiu num edifício residencial.
As autoridades locais e os meios de comunicação ucranianos relataram numerosas explosões em todo o país, em especial no sul, em Zaporijjia, Odessa e Mykolaïv, bem como em Cherniguiv (norte).
c/ Lusa