Um ataque "em massa" de drones ucranianos provocou esta quarta-feira uma explosão violenta, desencadeando um incêndio na região russa de Tver. Esta ofensiva de Kiev próxima do principal arsenal russo forçou a retirada parcial da população da área circundante.
Os satélites da NASA captaram diversas fontes luz e calor emanadas da localidade de Tver nas primeiras horas de quarta-feira. A violência da explosão foi inicialmente interpretada pelos sensores que monitorizam terramotos como um pequeno sismo.
"A NASA, um serviço que rastreia incêndios florestais através do uso de satélites, detetou inúmeras fontes de calor intensas perto da cidade de Toropets, na região russa de Tver. É relatado que há mísseis atingidos por um drone ucraniano. Tem-se registo de que ocorreram também terramotos na área", revela a página da agência espacial.
"Há uma atividade de calor superestimada na região de Tver, na Rússia. É claramente visível no portal FIRMS da NASA - Incêndio no 107.º Arsenal. Fonte: firms.modaps.eosdis.nasa.gov| NASA
O governador da região de Tver, Igor Rudenya, escreveu na rede social Telegram que os bombeiros e outros serviços de emergência na cidade de Toropets estavam a tentar conter o fogo.
Porém, Rudenya não clarificou o que estava realmente a arder.
O que se julga saber é que um intenso ataque de drones ucranianos à Rússia provocou uma explosão que forçou a evacuação parcial perto do local onde está instalado um dos maiores depósitos de arsenal russo, na região de Tver.
A comunicação social estatal russa fala de se tratar de um grande arsenal de armas convencionais.
Um conjunto de imagens não verificadas surgiram nas redes sociais, divulgando a grande explosão na cidade. Entre diversos comentários estão relatos (não confirmados) que voltam a sugerir que um depósito de armas terá sido atingido durante a noite.
Ukraine destroyed one of Russia’s largest weapons depots.
— Visegrád 24 (@visegrad24) September 18, 2024
A drone swarm struck the depot in Toropets in the Tver region, 480 km from the frontlines.
The explosion destroyed hundreds of S-300, S-400, Iskander & North Korean ballistic missiles, causing a 2.8 magnitude earthquake pic.twitter.com/Ht6Y7put4C
Entretanto, o funcionamento das escolas e jardins de infância foram transferidos para o modo online no distrito de Zapadnodvinsky, que faz fronteira com o distrito de Toropets, informou a administração do distrito na rede social VKontakte.
As autoridades de Toropets que estavam a tratar de retirar os residentes da zona próxima do incêndio não revelaram quantos iriam transportar, apenas acrescentaram que a situação estava “sob controlo”.
Ataque e contra-ataque
As unidades de defesa aérea da Rússia afirmam, por sua vez, ter destruído 54 drones que a Ucrânia lançou durante a noite contra cinco regiões ocidentais da Rússia, - Bryansk, Kursk, Oryol e Smolensk, segundo agências de notícias estatais russas que citaram um relatório do Ministério da Defesa russo.
Os governadores regionais não relataram danos causados por esses ataques.
De acordo com a Reuters, o relatório do Ministério da Defesa não mencionou a região de Tver, que faz fronteira com a região de Moscovo, a sudeste.
Kiev tem sempre observado que os ataques à Rússia visam infraestruturas essenciais para os esforços de guerra de Moscovo, como militares, energéticas e de transportes.
As autoridades russas raramente divulgam a extensão total dos danos causados pelos ataques ucranianos.
c/ agências