Ataque contra autocarro israelita na Cisjordânia mata uma criança

por Lusa
A violência fez uma vítima na Cisjordânia ocupada Abir Sultan - EPA

Um homem armado abriu fogo contra um autocarro israelita na Cisjordânia ocupada, matando uma criança de 12 anos e ferindo outras três pessoas, anunciaram na última madrugada o exército e os serviços de emergência de Israel.

O ataque ocorreu a sul de Jerusalém, no cruzamento de Al Jader, a sudoeste de Belém, entre Israel e a Cisjordânia ocupada.

Hospitalizada "em estado crítico", a criança morreu esta madrugada, apesar das tentativas de reanimação, informou o hospital Hadassah, em Jerusalém, para onde foi transportada.

Além da criança, o serviço de emergência Magen David Adom, o equivalente israelita da Cruz Vermelha, indicou que transportou outras três pessoas feridas.

As Forças de Defesa de Israel classificaram o ataque contra o autocarro, que transportava civis, como uma ação terrorista e disseram que o atacante fugiu depois dos disparos.

"As forças de segurança israelitas estão a perseguir o terrorista e montaram bloqueios de estradas e cercaram a zona de Belém", referiram num comunicado as IDF.

Israel lançou a 7 de outubro de 2023 uma ofensiva na Faixa de Gaza para erradicar o Hamas, horas depois do grupo islamita palestiniano ter realizado em território israelita um ataque sem precedentes, matando cerca de 1.200 pessoas, na maioria civis.

Desde então que a violência alastrou à Cisjordânia, território palestiniano ocupado por Israel desde 1967.

 

Tópicos
PUB