Ataque com faca em França faz um morto e oito feridos

por RTP
Um homem morreu e outras oito pessoas ficaram feridas, três muito gravamente, num ataque com faca perto de Lyon Reuters

Um homem armado com uma faca e um espeto de cozinha, atacou várias pessoas este sábado, pelas 14h30 GMT, numa paragem de autocarro perto de uma saída de metro em Villeurbanne, nos arredores de Lyon, centro de França.

Um jovem de 19 anos morreu. Entre outros oito feridos, três correm risco de vida.

O autor das agressões foi detido por "assassínio e tentativa de assassínio".

Não se perceberam de imediato as razões que o levaram ao acto e ao fim da tarde os serviços anti-terroristas franceses estavam ainda a tentar perceber se a investigação deverá ou não cair sob a sua alçada.

De acordo com uma fonte da polícia, o atacante foi um afegão que está em França sob um pedido de asilo pendente.

A existência de um segundo homem envolvido no ataque foi sugerida, mas acabou por ser afastada pelas forças de segurança.

"Houve um senhor na paragem de autocarro 57 que desatou a esfaquear em todos os sentidos", testemunhou à Agência France Presse, AFP, uma jovem que estava perto do atacante.

"Conseguiu tocar, abrir a barriga, a uma pessoa. Esfaqueou a cabeça de um rapaz, rasgou-lhe a orelha, uma senhora estava a morrer na paragem e eu fiquei sobre ela e ninguém me veio ajudar", contou a testemunha, a soluçar.

As pessoas correram a refugiar-se onde podiam, nomeadamente em autocarros, o que dificultou a chega dos socorros, afirmaram os bombeiros.

Além dos três feridos em estado muito grave e das cinco pessoas atingidas em locais não vitais, cerca de 20 testemunhas do ataque entraram em choque e tiveram de ser assistidas.
Tópicos
PUB