Ataque ao Nord Stream. Investigações ocidentais sugerem autoria pró-ucraniana
Um relatório com novas informações dos serviços de inteligência dos Estados Unidos sugere que terá sido um grupo pró-ucraniano a orquestrar o ataque ao Nord Stream 1 e ao Nord Stream 2, em setembro do ano passado. De acordo com o New York Times, as autoridades norte-americanas acreditam que estão mais perto de determinar o responsável pela sabotagem dos gasodutos. Kiev rejeita qualquer envolvimento no ataque.
Investigadores alemães conseguiram reconstituir como ocorreu a explosão e identificaram uma embarcação alegadamente utilizada na operação, alugada por uma empresa sediada na Polónia e propriedade de dois cidadãos ucranianos, segundo as televisões alemãs ARD e SWR e o jornal Die Zeit.
De acordo com esta versão, a colocação dos explosivos foi efetuada por uma equipa de seis pessoas, constituída por um capitão, dois mergulhadores, dois auxiliares de mergulho e um médico, cujas nacionalidades não foram conhecidas, já que utilizaram passaportes falsos para alugar o barco.
Segundo o jornal alemão, esta equipa terá zarpado a 6 de setembro do porto alemão de Rostock e a embarcação foi localizada no dia seguinte na península de Darss e posteriormente na ilha dinamarquesa de Christianso. Numa das mesas do iate, que foi devolvido à empresa proprietária sem ser limpo, os investigadores terão encontrado vestígios de explosivos.
Segundo fontes dos serviços de segurança de vários países europeus consultadas pelos referidos meios de comunicação alemães, logo após o ataque, em setembro, um serviço secreto ocidental informou os países aliados que "um comando ucraniano" foi o responsável pela destruição do gasoduto.
“Apesar de gostar de colecionar teorias de conspiração engraçadas sobre o governo ucraniano, tenho de dizer: a Ucrânia não tem nada a ver com o que aconteceu no Mar Báltico e não tem informações sobre grupos de sabotagem pró-ucranianos”, escreveu Mikail Podolyak.
Although I enjoy collecting amusing conspiracy theories about 🇺🇦 government, I have to say: 🇺🇦 has nothing to do with the Baltic Sea mishap and has no information about "pro-🇺🇦 sabotage groups". What happened to the Nord Stream pipelines? "They sank," as they say in RF itself...
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) March 7, 2023