Assinala-se hoje o 10.º aniversário do 11/9/2001

por RTP
No lugar onde estavam as Torres Gémeas foi construído um memorial às vítimas dos atentados EPA/POOl

Há 10 anos atrás, quatro aviões foram desviados por terroristas da Al-Qaeda. Dois foram lançados sobre as Torres Gémeas, no coração de Nova Iorque. Um outro aparelho embateu contra o Pentágono em Washington, o quarto avião caiu na Pensilvânia. Hoje, 10 anos depois, os Estados Unidos recordam as 2966 pessoas que morreram nos atentados.

Os Estados Unidos da América estão hoje em alerta máximo contra o terrorismo. Ontem, o aeroporto de Dulles, em Washington, foi evacuado devido a um objeto suspeito descoberto num contentor de carga. No entanto, quatro horas depois as autoridades confirmaram que não se tratava de nenhum engenho explosivo.

Desde a passada sexta-feira que decorrem ameaças sobre uma eventual ameaça terrorista para o dia de hoje. Um atentado que estaria a ser organizado para Nova Iorque ou Washington.

Apesar do país estar em alerta máximo, o mundo recorda hoje as quase três mil pessoas que perderam a vida nos atentados de há 10 anos atrás.

Hoje, o presidente Barack Obama e o seu antecessor, George W. Bush, vão estar juntos no Ground Zero, em Nova Iorque numa homenagem às 2.996 pessoas que perderam a vida nos atentados terroristas, muitas das quais nunca foram encontradas.
PUB