António Costa com luz verde para o Conselho Europeu

por RTP

O acordo político foi conseguido esta terça-feira, 25 de junho, em Bruxelas entre as várias famílias políticas. Fica a faltar a votação dos chefes de Estado e do Governo dos 27 Estados-membros da União Europeia, agendada para quinta e sexta-feira.

Foram aprovados entre os seis líderes da União Europeia, responsáveis pela negociação dos cargos mais importantes da instituições europeias, os nomes de António Costa, Ursula von der Leyen e Kaja Kallas para assumir, respetivamente, a presidência do Conselho Europeu, da Comissão Europeia e da diplomacia da UE na próxima legislatura. 


O acordo entre os três partidos da maioria parlamentar pró-europeia foi alcançado esta terça-feira numa videoconferência entre o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e o chanceler alemão, Olaf Scholz (pelos socialistas e sociais-democratas), o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, e o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk (pelo Partido Popular Europeu) e o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro holandês cessante, Mark Rutte (pelos liberais).

O pacto deverá agora ser aprovado na Cimeira de chefes de Estado e de Governo que se realizará na próxima quinta e sexta-feira em Bruxelas.

c/agências


Tópicos
PUB