Alemanha. Três pessoas detidas por suspeita de planear atentado na Catedral de Colónia

por RTP
As detenções aconteceram na sequência de uma outra detenção com a mesma acusação pouco antes do Natal. Reuters

A polícia alemã acaba de anunciar a detenção de três suspeitos de planearem um ataque na Catedral de Colónia usando "um carro" nos eventos de ano novo.

As detenções aconteceram na sequência de uma outra detenção com a mesma acusação, pouco antes do Natal, também na Alemanha. Os suspeitos fazem parte de "grupos de islâmicos", disse o ministro regional do Interior, Herbert Reul, em conferência de imprensa.

De acordo com o governante, os suspeitos fazem parte de "grupos de pessoas islâmicas" que "no momento estão mais ativos do que o habitual". Frank Wissbaum, oficial da polícia de Colónia, falou de "rede de pessoas da Ásia Central".
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade
Segundo as autoridades, em causa estava um carro que deveria ser usado no alegado ataque. O estacionamento subterrâneo da catedral foi inspecionado com recurso a cães detetores de explosivos, mas nada de suspeito foi encontrado. A polícia decidiu, ainda assim, intensificar as medidas de segurança em torno do edifício.
Primeira detenção antes do Natal

Foi a detenção, perto de Colónia, de um tajique já suspeito, pouco antes do Natal, que levou os investigadores a interrogar outros membros da alegada rede islamita, chegando dessa forma ao plano para o ataque.

A polícia austríaca anunciou igualmente a detenção de três outros suspeitos em Viena.De acordo com a imprensa alemã, os alegados membros da rede são tajiques que atuam em nome do Estado Islâmico-Khorasan (IS-K), um ramo regional do Estado Islâmico ativo no Afeganistão.

A rede planeava atacar edifícios religiosos durante as festas de fim de ano, Natal e Ano Novo em Colónia, Viena e Madrid, apontou a imprensa na Alemanhã, país que se encontra em alerta máximo há várias semanas por risco de ataques islâmicos, em particular desde o início da guerra que envolve Israel e o Hamas.
PUB