Al-Qaeda entrou na cidade síria de Idlib que era controlada pelo regime de Dasmasco

por Lusa

Beirute, 28 mar (Lusa) -- Militantes da Al-Qaeda entraram hoje na cidade de Idlib, controlada pelos militares do regime de Damasco, no nordeste da Síria, pela primeira vez após quatro dias de ferozes combates, informou uma organização não-governamental.

"Os grupos armados entraram em várias áreas dentro da cidade e confrontaram-se violentamente com os soldados do regime", disse o dirigente do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahman, baseado em Londres.

Adiantou que os atacantes avançaram de forma significativa pelo noroeste e sudeste da cidade e que o número de mortos desde terça-feira ascende a 117.

A cidade está quase totalmente cercada, com apenas duas saídas para as forças do regime.

Um ativista da zona adiantou que os civis estão presos em casa.

"A situação humanitária é muito difícil. Há refugiados de outras partes do país que estão em Idlib", disse Ibrahim al-Idlibi.

Na terça-feira, uma nova coligação de rebeldes lançou um ataque coordenado contra a cidade de Idlib.

Designando-se "O Exército da Conquista", a coligação é liderada pela filial da Al-Qaeda, a Frente Al-Nusra, e inclui outros grupos.

Abdel Rahman adiantou que o exército sírio enviou reforços e realizou ataques aéreos às posições rebeldes nos arredores de Idlib.

A província com o mesmo nome faz fronteira com a Turquia e está controlada em grande parte pela Al-Nusra.

Se cair nas mãos dos rebeldes, vai ser a segunda capital de província perdida pelo regime depois Raqa, que é de facto a capital do grupo Daesh, que se designa por Estado Islâmico.

Desde que começou o conflito em março de 2011, já foram mortos mais de 215 mil pessoas e cerca de metade da população do país foi deslocada das suas casas.

Tópicos
PUB