ACNUR Brasil corta nas atividades e contratações com incerteza dos apoios dos EUA

por Lusa

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) no Brasil, fulcral no acolhimento de milhares de venezuelanos, suspendeu preventivamente algumas atividades e o recrutamento devido à incerteza no corte do financiamento norte-americano, disse à Lusa o seu representante.

"Estamos suspendendo de forma preventiva algumas atividades e recrutamento de pessoas, esperando os resultados da análise dos Estados Unidos", afirmou à Lusa o representado do ACNUR Brasil, Davide Torzilli, na Embaixada de Itália em Brasília, à margem de um evento sobre um projeto humanitário dedicado à proteção e inclusão socioeconómica de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas no Brasil.

De acordo com o responsável, o ACNUR Brasil já está a tomar estas "medidas preventivas, de contingência" para se preparar "para eventualidades futuras".

"Já está a ter um impacto na liquidez na nossa organização e noutras organizações", frisou, acrescentando que o financiamento dos Estados Unidos é um financiamento importante".

Desde o seu regresso à presidência dos Estados Unidos em janeiro, Donald Trump congelou a ajuda externa de Washington, com exceção dos apoios ao Egito e a Israel, tendo a USAID, a agência norte-americana para o desenvolvimento internacional, sido praticamente desmantelada.

Na quarta-feira, o Presidente norte-americano assinou uma ordem executiva que congela a assistência estrangeira, forçando os programas de ajuda e desenvolvimento financiados pelos EUA em todo o mundo a fechar e despedir funcionários.

De acordo com dados do Governo brasileiro, 94.726 refugiados venezuelanos chegaram ao Brasil em 2024, principalmente através da fronteira terrestre que liga o estado de Roraima à Venezuela.

Segundo a Agência Brasil, no final de janeiro, as ações de apoio na fronteira chegaram a ser suspensas, na sequência do bloqueio de verbas, num período de 90 dias, por parte de Donald Trump, à Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Tópicos
PUB