Ao longo dos anos, a RTP fez notícia da realidade que a hierarquia da igreja tentou a todo o custo esconder.
Clique nos pontos para aceder às reportagens.
Nos EUA, o Boy Scouts of America, uma das maiores organizações de escuteiros do mundo enfrenta processos por abusos sexuais de menores.
Os crimes terão ocorrido ao longo de 72 anos, envolvem quase 8 mil pedófilos e 12 mil vítimas.
Declarações: Chris Malcolm, vítima de pedofilia em criança; Stewart Eisenberg, Advogado das vítimas; Comunicado de Jim Turlei, Presidente Executivo Boy Scouts of America, que acreditam nas crianças e querem compensá-los a eles e às suas famílias.
17/08/2018Estados Unidos da América, pela primeira vez o Vaticano quebra o silêncio em relação à investigação sobre os alegados abusos sexuais de menores, que envolvem padres católicos na Pensilvânia, como "criminosos e moralmente repreensíveis".
Declarações: Juliann Bortz e de Peter Isely, vítimas de abuso sexual; declarações de Greg Burke, porta-voz da Santa Sé; declarações do Cardeal Donald Wuerl, arcebispo de Washignton durante homilia.
15/08/2018Estados Unidos da América, relatório revela que 300 padres abusaram sexualmente de mais de mil crianças, no estado da Pensilvânia.
Declarações de Sharon Tell, vítima de abuso sexual; Cardeal Donald Wuerl; Josh Shapiro, Procurador-geral da Pensilvânia; Bispo David A. Zubik; Shaun Dougherty, vítima de abuso sexual.
09/03/2011Nos Estados Unidos da América, há uma nova suspeita de pedofilia na igreja católica de Filadélfia. Foram suspensos 21 padres devido a crimes cometidos no passado.
Declarações: Gina Maísto Smith, Ministério Público; Donna Farrell, Dir. Com. Arquidiocese Filadélfia; Barbara Blaine, porta voz das vítimas.
05/04/2010Celebração da missa da Páscoa é ensombrada, em vários pontos do país, com as denúncias de pedofilia na Igreja Católica Americana.
Um homem interrompeu uma missa em Milwakee com acusações à igreja.
Em Nova Iorque, manifestantes com cartazes exigem a demissão do Papa Bento XVI e a prisão dos bispos envolvidos nos casos de pedofilia.
Em Boston, fiéis deram com a porta da sua igreja fechada, porque o pároco Charles Murphy resignou ao cargo no dia de Páscoa. Murphy é acusado de ter abusado sexualmente de um rapaz nos anos 70.
Declarações: Tom Roberts, National Catholic Reporter sobre as explicações que o Papa tem que dar acerca deste assunto.
25/03/2010Estados Unidos da América, Estado do Wisconcin. Jornal "The New York Times" faz manchete com um caso de abusos sexuais numa instituição católica do estado de Wisconsin.
Duzentas crianças surdas mudas foram vítimas de abusos sexuais por parte do padre Lawrence Murphy, em 1970/1971.
Conferência de imprensa de Filha de Arthur Budzinski, uma das vítimas; Peter Isley, Porta-voz SNAP (associação de sobreviventes de abusos sexuais na igreja); Barbara Blaine, Porta-voz SNAP.
15/07/2007Estados Unidos da América (EUA). Escândalo na Igreja Católica, igreja aceita pagar quase 500 milhões de euros por crimes de pedofilia cometidos na arquidiocese de Los Angeles.
Declarações de Alegada Vítima, Queixoso de abusos por padres católicos; Mary Grant, Rede de Abusados por Padres, (SNAP); Ester Miller, Rede de Abusados por Padres (SNAP).
21/03/2002Estados Unidos da América - Vários casos de pedofilia envolvendo padres, estão a abalar a Igreja Católica, sobretudo a diocese de Boston.
Declarações de Josh Young; Thia Jackson; Anthony Tambasco, Professor Teologia Univ. Georgetown.
24/02/1993Estados Unidos da América, 68 pessoas apresentam queixa de abusos sexuais contra o padre James Porter, que se encontra a cumprir pena de dois anos de prisão por violação de uma rapariga de 16 anos.
É a segunda vez que Porter, padre até 1974, cumpre pena de prisão por abusos sexuais.
Os casos a envolver o padre Porter foi um dos primeiros escândalos de pedofilia na igreja católica norte-americana. Os abusos sexuais que vitimaram dezenas de crianças e jovens ao longo de décadas foram notícia no início dos anos 90, e apareciam mais denúncias à medida que as reportagens eram apresentadas.
Porter foi durante vários anos padre em Fall River, paróquia onde existe uma forte comunidade luso-descendente.
No regresso da sua viagem Francisco envia dois assessores do Vaticano ao Chile para fazer um relatório sobre abusos sexuais na igreja chilena. Em poucas semanas de trabalho, percebe-se como é grande a dimensão do problema. Na sequência disso o Papa escreve uma carta em tom muito duro.
18/05/2018Todos os bispos chilenos apresentaram a renúncia ao Papa Francisco, uma demissão em bloco que acontece na sequência de um escândalo de abusos sexuais cometidos em Santiago do Chile.
Declarações: Juan Errazuriz, Bispo Chileno sobre esta demissão.
17/01/2018Na visita ao Chile, o Papa Francisco esforçou-se por recuperar a confiança dos chilenos na igreja católica, afetada por escândalos que envolvem padres em abusos sexuais. Mas confrontou-se com manifestações que exigiam a verdade e o fim do encobrimento dos abusos sexuais.
Declarações: Papa Francisco; Juan Carlos Cruz, alegada vítima de abusos sexuais.
A 3 de fevereiro de 2022, o Parlamento espanhol decide criar uma Comissão de Inquérito para investigar crimes sexuais na igreja católica.
02/02/2022Reportagem sobre os casos de abusos sexuais a menores na Igreja Católica, em Espanha, que estão a ser investigados pelo Parlamento espanhol.
As vítimas têm vindo a pouco e pouco a dar a cara em público, como é o caso do escritor premiado Alejandro Palomas, que sofreu agressões sexuais por parte de um seu professor sacerdote.
Declarações: Manuel Vilar, enólogo e vítima de abusos sexuais por parte do padre da sua aldeia; Miguel Hurtado, vítima de agressão sexual; Santiago Bueno, presidente do Tribunal Eclesiástico de Barcelona.
09/11/2018Em Espanha, Valência, a Igreja Católica prepara-se para um aumento de denúncias por pedofilia, crimes praticados desde os anos 40 até hoje, são muitas as pessoas que começam agora a dar a cara e a revelar os abusos sexuais de que, alegadamente, foram vítimas, por parte de sacerdotes.
Declarações legendadas de Manuel Vilar, vítima de abusos sexuais e etnólogo de profissão.
05/05/2010A congregação dos Carmelitas Descalços denunciou o envolvimento de um dos seus próprios membros num caso de pedofilia ocorrido em 2007 em Burriana, comunidade de Valência.
França, a Conferência dos Bispos franceses, um mês depois de ter sido conhecido o relatório que deixou a França em estado de choque, admite indemnizar todas as vítimas de crimes de abuso sexual. Compromete-se a financiar as indemnizações através da venda de bens da Igreja Católica ou mesmo através de empréstimos.
08/10/2021França, relatório da Comissão Independente Abusos Sexuais Igreja fala de mais de 300 mil crianças e jovens que foram sexualmente abusados por religiosos e leigos católicos.
Declarações: Jean-Marc Sauvé, Comissão Independente Abusos Sexuais Igreja; Martine, vítima de violação; intervenção do Papa Francisco a falar em "momento de vergonha".
02/03/2018Em França cinco padres são acusados de pedofilia. Só Bernard Preynat, padre de Lyon, é acusado por 73 pessoas, na altura menores, de abusos sexuais. Acusam também a hierarquia da Igreja Católica de "silêncio cúmplice". O Papa Francisco mostra-se preocupado e nomeia uma nova comissão para prevenir abusos sexuais de padres.
Declarações: Pierre-Emmanuel Germain-Thil, vítima de abuso sexual ; François Devaux, vítima e Presidente da Associação "Parole Libérée"; Nadia Debbache, advogada das vítimas; Jean Felix Luciani, advogado do Cardeal Barbarin; Papa Francisco.
Irlanda, Dublin, Papa Francisco realiza uma visita de dois dias ao país, que fica marcada pelo escândalo de pedofilia, crimes praticados por membros do clero.
Declarações: Brendan Butler, Organização reformista irlandesa; Leo Varadkar, primeiro-ministro; Papa Francisco; Colm O'Gorman, vítima de abuso sexual.
24/08/2018Na Irlanda organizam-se preparativos para receber a visita do Papa Francisco, que em Dublin irá participar num Encontro Mundial sobre a Família. A última deslocação de um Papa à Irlanda foi a de João Paulo II, em 1979. Francisco irá encontrar uma sociedade muito diferente do tradicional país católico de há 40 anos. A visita será mais dificultada com os novos casos de pedofilia por religiosos da Igreja católica.
Declarações: Peter Sounders, Vítima de Abuso Sexual com o jornal, "Mirror" na mão sobre uma notícia do arcebispo de Dublin que admite que o número de crianças irlandesas abusadas por padres é imenso; Peter Isely, Vítima de Abuso Sexual, sobre a necessidade de agir; Elo VaradKar, Primeiro-ministro irlandês.
16/02/2010O Papa Bento XVI reúne-se com os representantes do clero irlandês, para discutir o escândalo de pedofilia na Igreja. O Papa descreve o abuso sexual de crianças por padres como sendo um crime abominável.
Declarações: Padre Frederico Lombardi, Porta-Voz do Vaticano; conferência de imprensa de Joseph Duffy, Bispo de Clogher e Cardeal Sean Brady, Chefe da Conferência de Bispos Irlandeses.
20/03/2010O Papa Bento XVI, numa carta pastoral destinada aos fiéis irlandeses, pede desculpa pelos abusos sexuais do clero irlandês. Lamenta a confiança traída dos católicos e a dignidade violada ao longo de décadas.
06/06/2009Irlanda, investigação revela a prática de abusos sexuais de crianças em instituições de apoio a crianças desfavorecidas e orfãs tuteladas pela Igreja Católica de 1930 a 1985.
Declarações: Edmund Garvey, porta-voz do Centro Católico; antigos alunos; Vincent Nichols, Arcebispo de Westminster.
Na Bélgica, cerca de 500 crianças terão sido abusadas ou violadas por padres e professores entre os anos de 1950 e 1980. São divulgados os relatos das vítimas de abusos sexuais de menores que envolveu a igreja católica belga.
Declarações: Geert Verstaeten, irmão de vítima com a fotografia do irmão na mão; Linda Opdebeek, vítima; Jan Hertogen, vítima; Excerto da conferência de imprensa de Monsenhor Léonard, Arcebispo Bélgica.
Holanda, relatório revela que entre dez e vinte mil crianças terão sido abusadas sexualmente em instituições católicas no país.
Declarações: Wim Deetman, Comissão de Inquérito aos Abusos Sexuais na Igreja; Wim Eijk, Arcebispo de Utreque; Guido Klabbers, Associação de Vítimas de Abusos.
17/08/2011Holanda está a investigar a morte de trinta e quatro rapazes internados num hospital psiquiátrico. Suspeita-se que as vítimas terão sido sujeitas a abusos sexuais na instituição ao cuidado de padres católicos.
Declarações: Wim Deetman, Comissão de Inquérito aos Abusos Sexuais na Igreja, e Huub Beurskens, historiador.
Alemanha, relatório denuncia crimes de abusos físicos e sexuais perpetrados por 49 membros da igreja católica entre 1945 e os anos 90 do século XX, sobre 547 crianças do Coro Infantil de Ratisbona, dirigido durante três décadas pelo monsenhor Georg Ratzinger, irmão do ex Papa Bento XVI.
Declarações: Franz Bittenbrink, vítima; Ulrich Weber, advogado; Alexander Probst, vítima.
02/02/2010Alemanha, Berlim, cerca de 20 alunos do colégio Canisius foram abusados sexualmente de forma sistemática pelos professores.
É mais um caso revelado desde Janeiro, altura em que rebentou na Alemanha o escândalo da pedofilia na igreja católica.
Conferência de imprensa de professores; declarações de Klaus Mertes, reitor colégio Canisius; Stefan Dartmann, Ordem Jesuíta Alemã; Friedrich Stolze, Director "Friedrich-Stolze-Schule".
12/03/2010Alemanha, Gehard Mueller, Bispo de Regensburg e representante máximo da igreja católica alemã, lamenta os maus tratos e os alegados abusos sexuais, cometidos por padres, nos anos 60.
Uma das instituições visadas é a escola católica de Regenburg, dirigida por Georg Ratzinger, irmão do papa Bento XVI.
Declarações: Wolfgang Blaschka, ex-aluno da escola católica de Regenburg; comunicado do Padre Frederico Lombardi, onde se pode ler: " É impossivel negar a gravidade da tormenta que atravessa a igreja... "; Johannes Wancata, inquiridor do processo na Áustria.
30/03/2010Igreja Católica Alemã, anunciou que vai lançar uma linha telefónica para as vítimas de pedofilia para poderem denunciar os agressores.
Declarações: Bispo alemão.
28/05/2010A ordem religiosa Jesuíta, na Alemanha, admite que mais de duzentos antigos alunos de escolas jesuítas, foram alvo de abusos sexuais e ou de actos de violência, por parte padres jesuítas.
Conferência de imprensa da "Ordem de Jesus", onde se encontram reunidos ex-alunos, vítimas de abusos e investigadores do caso.
Declarações: Ursula Raue, investigadora; Robert Shulle, vítima de pedofilia; Stefan Dartmann, Director da Ordem de Jesus.
Bruno Becker, arcebispo austríaco, demitiu-se depois de reconhecer que abusou sexualmente de um adolescente de onze anos, há cerca de 40 anos.
Bruno Becker, ofereceu 5.000€ à presumível vítima, algo comprovado por um documento que agora se revela.
A renúncia do arcebispo foi anunciada por Korbinian Birnbacher, Prior da Abadia de S. Pedro, em Salzburgo.
O escândalo na Áustria junta-se aos vários casos divulgados na Alemanha.
Declarações: reverendo Georg Ratzinger; Paulus Hochgatterer, Psiquiatra alemão sobre a responsabilidade da Igreja; comunicado do porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
O Cardeal australiano George Pell é condenado a uma pena efetiva de seis anos de prisão pelo crime de abusos sexuais de duas crianças praticados há cerca de 20 anos. O Tribunal de Victoria, Austrália fixa o período sem pena condicionada em três anos e oito meses.
O Cardeal Pell é, até agora, o clérigo com cargo mais elevado no Vaticano a ser condenado por abusos sexuais.
Leitura da sentença por Peter Kidd, juiz do Tribunal de Comarca de Victoria, alternado com declarações de Robert Richter, advogado de defesa do Cardeal George Pell.
06/02/2017Na Austrália uma comissão de inquérito aos abusos sexuais na igreja católica concluiu que 7 por cento dos clérigos violaram menores.
O trabalho de 4 anos desta comissão acabou por destapar um dos maiores escândalos de abusos sexuais do mundo.
Declarações: Francis Sullivan, Concelho para a Verdade, Justiça e Cura; Adimir, padre.
15/11/2008Austrália, Sidney, na Jornada Mundial da Juventude, Papa Bento XVI pede desculpa pelos abusos sexuais cometidos por padres católicos.
Declarações de Anthony Foster, pai de vítima de pedofilia e John McNally, vítima de pedofilia.