"A UEFA respeita o arco-íris". Depois da polémica, organismo de futebol partilha cores LGBT nas redes sociais
Após a polémica recusa, baseada nos seus estatutos de "organização política e religiosamente neutra", a UEFA reafirmou, esta quarta-feira, o "empenho" na luta contra a discriminação, colocando as cores do arco-íris no símbolo. A instituição reagiu à onda de críticas de que tem sido alvo e reiterou que não se trata de uma posição política quando rejeitou o pedido para iluminar o Allianz Arena com as cores que representam o movimento LGBT.
— UEFA EURO 2020 (@EURO2020) June 23, 2021
A entidade europeia, que afirma "compreender que a intenção é enviar uma mensagem para promover a diversidade e a inclusão", até aceita a ideia da iluminação arco-íris, mas em datas alternativas.
"Pode ser a 28 de junho - o Christopher Street Liberation Day (Dia do Orgulho) -, pode acontecer entre 3 e 9 de julho, que corresponde à semana do Christopher Street Day em Munique", completa a UEFA num comunicado.
"Tenho muita dificuldade em compreender o que a UEFA está a tentar fazer ao ir contra esta iniciativa da autarquia de Munique. Francamente, eu não encontro qualquer desculpa razoável", sublinhou o comissário com a pasta da Promoção do Modo de Vida Europeu, numa conferência de imprensa esta quarta-feira.
Schinas recordou, todavia, que a UEFA tem estado sempre "na vanguarda das campanhas de inclusão e de antirracismo", tendo inclusive ajudado a Comissão Europeia na promoção do processo de vacinação.
"Apoiaram todas as causas boas e, de repente, fazem disto um problema. Francamente, eu rendo-me. Não tenho nada a dizer em nome deles. Sobretudo porque recordo que, quando o Euro foi anunciado, o arco-íris também foi mostrado pela UEFA como um símbolo de inclusão", salientou.
"Colocar esta decisão sob um chapéu político é negar que os direitos LGBTI são direitos humanos. Nota-se há vários anos um silêncio da UEFA em torno desta matéria. É ridículo que se questione o uso de um símbolo tão significativo e importante".
A ILGA Portugal pediu ainda que a UEFA repensasse a decisão, lembrando que os eventos desportivos ocorrem "muitas vezes em países onde a vida das pessoas LGBTI corre perigo", cabendo a estas organizações adotar políticas reforçadas em torno da inclusão e proteção desta comunidade.
"Ter uma mente aberta e tolerância é fundamental e são valores cruciais na nossa sociedade, valores que o Bayern defende", afirmou Herbert Hainer, presidente do Bayern Munique, através de um comunicado.
Além do Bayern, o Wolfsburgo e o Schalke 04 também responderam à UEFA e ligaram as luzes dos seus estádios.
"Não se trata de fazer nenhuma provocação. Trata-se de fazer a coisa certa", escreveu o Schalke 04 nas redes sociais.
"Graças a Deus, nos círculos da liderança do futebol europeu o bom senso ainda prevalece e eles não acompanharam esta provocação política. A UEFA tomou a decisão certa", escreveu Szijjarto nas redes sociais.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) associou-se também, esta quarta-feira, à luta contra a discriminação, utilizando as cores do arco-íris, associadas à comunidade LGBT, no perfil das suas páginas oficiais nas redes sociais.
A decisão da FPF foi já saudada pela ILGA Portugal (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo), que a classificou como "um passo histórico a nível nacional (...) fundamental no desporto profissional em Portugal, que tanto (tanto!) precisa de mudar para garantir o direito à dignidade, inclusão, segurança e visibilidade das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo".
HISTÓRICO! 🏳️🌈🙌 A Federação Portuguesa de Futebol seguiu o apelo e reforçou o seu apoio aos Direitos LGBTI de pessoas adeptas e praticantes da modalidade, publicando no perfil das suas plataformas de comunicação a bandeira arco-íris, contrariando a decisão da UEFA. pic.twitter.com/e8Gu7FJc89
— ILGA Portugal (@ilgaportugal) June 23, 2021
O organismo regulador do futebol em Portugal utilizou as cores associadas à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero) nas contas oficiais destinadas à equipa principal – que está a disputar o Euro2020 – nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.