Em direto
Ataques de Israel matam líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, no Líbano. A evolução da guerra no Médio Oriente ao minuto

A pensar no Irão. Israel inaugura bunker para armazenar reservas de sangue

por RTP
DR

Se um míssil atingisse o local onde estavam até aqui armazenadas as reservas de sangue israelitas, as transfusões podiam ficar comprometidas ou inviabilizadas. Invocando a ameaça representada pelo Irão e pelo Hezbollah, Israel inaugurou agora um armazém com seis andares, metade dos quais subterrâneos.

O serviço de emergência médica Magen David Adom (MDA) inaugurou um armazém subterrâneo que deverá servir como banco de sangue ao abrigo mesmo da mais cerrada barragem de mísseis. Um comunicado do MDA refere tratar-se da primeira instalação deste tipo a nível mundial, para "proteger as reservas estratégicas de sangue de Israel contra ataques químicos e biológicos bem como contra terramotos".

Até aqui, havia 260.000 unidades de sangue armazenadas nas proximidades de Tel Aviv, sem qualquer especial protecção contra ataques de mísseis. No novo armazém poderão ficar depositado o dobro desse número. O armazém terá seis pisos, três dos quais em baixo da terra, custará o equivalente a cerca de 129 milhões de euros e a sua construção foi financiada pelo grupo norte-americano dos Amigos do Magen David Adom (AFMDA).

A presidente da AFMDA, Cathreine Reed, explicou a este respeito: "Sob ameaças do Irão e para além delas, esta instalação de alta segurança permitirá ao serviço nacional de emergência médica salvar vidas durante décadas, nas condições mais duras".
PUB