"A nossa fronteira de segurança começa na Roménia", afirma Costa em Bucareste

por RTP

Foto: Lusa

O primeiro-ministro português está de visita à Roménia, onde foi assinado um novo acordo para a cooperação e defesa para aprofundamento da cooperação da área militar.

António Costa assegura que Portugal irá continuar na ajuda ao reforço de segurança naquele país, no flanco leste europeu, no âmbito da NATO, garantindo que neste âmbito todas as fronteiras dos países integrantes da Aliança.

“Empenharemos as nossas Forças Armadas na defesa de qualquer um dos aliados como na defesa do nosso próprio território”, assegura, dizendo que é este o caminho para a Paz no continente europeu.

“A paz na Europa é uma urgência”, diz Costa, reafirmando que deve cessar de imediato a guerra “ilegal” na Ucrânia, classificando a invasão russa de “bárbara”.

António Costa diz que Portugal defende a inclusão da Roménia no Espaço Schengen, para facilitar a circulação de pessoas entre os dois países.

Afirmou ainda que foram já identificados na visita vários domínios de cooperação bilateral entre os dois países, que pretendem agora aprofundar.
PUB