"A era dourada da América voltou". Donald Trump discursou perante o Congresso
Donald Trump fez o seu primeiro discurso no Congresso desde que tomou posse. O presidente norte-americano assumiu o crédito por "inaugurar a maior e mais bem-sucedida era da história" do país, argumentando que realizou mais nos primeiros 43 dias de Governo do que a maioria "realiza em quatro ou oito anos".
“A era dourada da América voltou. Não podem parar o sonho americano”, continuou o presidente norte-americano, afirmando que em apenas 43 dias fez muito mais do que outras administrações em quatro ou oito anos. “E estamos apenas a começar”, observou.
O discurso foi interrompido logo nos primeiros minutos por membros da bancada democrata. O congressista democrata Al Green, do Texas, acabou mesmo por ser expulso da sessão por interromper o discurso de Trump com protestos.
Trump prosseguiu o seu discurso, elogiando a sua política anti-imigração. O presidente norte-americano diz que declarou emergência nacional na fronteira sul e enviou o exército e a patrulha de fronteira dos EUA para “repelir a invasão do nosso país”.
"O nosso país não será mais ‘woke’", declarou. “Vamos recuperar a segurança do nosso país”, garantiu, argumentando que “a entrada de imigrantes ilegais tem sido a mais baixa desde que há registo”.
Trump afirmou ainda que sob o governo de Joe Biden, que diz ter sido “o pior presidente da história americana”, houve “centenas de milhares de travessias ilegais por mês”.
“Herdámos uma catástrofe económica”
O presidente norte-americano diz que a “prioridade é recuperar a economia”, afirmando que herdou “uma catástrofe económica e um pesadelo de inflação”.
“Sofremos a pior inflação dos últimos 48 anos e talvez a pior inflação da história dos EUA e eu estou a tentar reverter esta situação e fazer com que a América seja outra vez um país economicamente viável”, asseverou.
“Luto para reverter os danos do governo anterior”.
Trump agradeceu o trabalho de Elon Musk no departamento para a eficiência (DOGE), afirmando que seu governo está "a acabar com o desperdício flagrante do dinheiro dos contribuintes".
“Encontrámos níveis chocantes de incompetência”, disse Trump, enumerando uma lista de gastos desnecessários que, segundo Trump, Musk e o DOGE conseguiram descobrir. “Estamos a secar o pântano”, afirmou.
Tarifas recíprocas entram em vigor a 2 de abril
Donald Trump anunciou ainda que a partir de 2 de abril vão ser impostas tarifas recíprocas.
“Fomos roubados durante décadas por vários países do mundo e não vamos permitir que isso volte a acontecer”, declarou.
"As tarifas vão tornar a América rica e grande outra vez. Vai acontecer e vai acontecer muito rapidamente. Vamos sofrer alguma perturbação, mas estamos bem com isso. Não vai ser grande coisa", disse.
Donald Trump anunciou esta terça-feira a entrada em vigor das tarifas alfandegárias sobre a importação de produtos do Canadá, México e China. Os três países anunciaram, por sua vez, medidas de retaliação.