Aos 74 minutos, o Chile conseguiu materializar em golos o intenso domínio que exerceu sobre a Suíça. Confira aqui os lances capitais do encontro, que teve relato em directo na Rádio Mundial.
Fim do jogo.
90+1' - Cartão amarelo para Valdivia, por tentar iludir o árbitro cavando um penálti inexistente.
Três minutos de compensação.
89' - Derdyiok falha a única oportunidade de golo da Suíça em todo o jogo, que daria o empate à beira do final da partida.
89' - Paredes perde mais uma oportunidade flagrante para matar o jogo.
86' - Mark González remata fraco e à figura do guarda-redes suíço.
84' - Isolado perante Benaglio, Paredes opta mal pelo remate em força e a bola sai por cima da baliza suíça, quando o chileno tinha tudo para fazer o segundo golo para a Selecção latino-americana
A repetição da jogada do golo mostra que Paredes está em posição irregular no momento em que é desmarcado pelo passe a rasgar de Valdivia.
74' - Golo do Chile - Mark González cabeceia de cima para baixo, com assistência de Paredes, anteriormente desmarcado de forma soberba por Valdivia. O Chile consegue finalmente o golo que perseguia com grande afinco desde o primeiro minuto da partida.
Valdivia entrou em grande neste jogo, assumindo o papel de patrão da manobra ofensiva do Chile ainda com mais brilho do que Matías Fernández.
68' - Grande oportunidade para o recém-entrado Paredes, desmarcado em velocidade na grande-área suíça por um passe de ruptura de Valdivia. Mais uma vez a defesa helvética em apuros, mas a resolver.
67' - Substituição na Suíça - Derdiyok entra para o lugar de Nkufo.
Completamente sufocada, a Suíça vai conseguindo impedir que o Chile materalize no marcador a supremacia que evidencia no relvado.
64' - Substituição no Chile - Paredes entra para o lugar de Matías Fernández.
60' - Cartão amarelo para o suíço Medel, por tentar iludir o árbitro simulando ter sido vítima de uma agressão.
59' - Cartão amarelo para Inler e para Matías Fernández - O chileno fica de fora do próximo jogo, uma vez que também tinha sido advertido na partida anterior.
58' - Nova oportunidade para o Chile num cabeceamento de González no seguimento de um pontapé de canto.
O Chile cresce a cada minuto que passa, mas a baliza suíça continua inviolada.
54' - Excelente defesa de Diego Benaglio, a fazer uma mancha perfeita a Sánchez, impedindo o chileno de inaugurar o marcador. Benaglio foi decisivo neste lance.
Pressão intensa do Chile, comandado por Matías Fernández, e a Suíça numa 'carga de trabalhos'.
48' - Num lance muito rapido iniciado por Matías Fernández, Sánchez introduz a bola na baliza suíça, mas o árbitro invalida a jogada, uma vez que três chilenos são apanhados em fora-de-jogo, um deles a ter interferência na jogada.
47' - Cartão amarelo para Barnetta.
16h05 - Reinício da partida, com dupla substituição no Chile - Valdivia e González entram para os lugares de Suaza e Vidal.
Intervalo.
Dois minutos de compensação.
Não deixa de ser uma afirmação especultaiva, mas apostaríamos que a Suíça está a suspirar pelo intervalo...
Matías Fernández é o patrão da equipa chilena. Está em bom plano, o médio criativo ligado ao Sporting.
41' - Substituição na Suíça - Barnetta entra para o lugar de Frei.
39' - Novo cruzamento de Beauséjour encontra Sánchez no coração da grande-área suíça, mas o remate sai à figura de Benaglio. Muito perigo!
A Suíça, que venceu a Espanha na primeira jornada do Grupo H, ainda só fez um remate em toda a partida. Já o Chile, que saiu vencedor frente às Honduras, tem oito remates já feitos, três deles para golo.
38' - Suazo cabeceia por cima da trave da baliza suíça em resposta a um bom cruzamento do canhoto Beauséjour.
35' - Novamente Matías Fernández a marcar um livre muito perigoso desviado para canto pela defesa suíça.
32' - Ponce cabeceia ao lado da baliza do ex- Nacional da Madeira Diego Benaglio, na sequência de um livre apontado pelo sportinguista Matías Fernández.
30' - Cartão vermelho para Behrami, por cotovelada sobre Vidal enquanto ambos disputavam a bola. A Suíça está com problemas.
27' - Bravo é obrigado a sair de emergência de entre os postes para resolver um atraso de bola por Carmona.
25' - Na primeira vez em que a Suíça consegue alvejar a baliza chilena, Grichting cabeceia por cima na sequência da marcação de um livre.
O jogo não está violento, mas quatro cartões amarelos em 24 minutos é caso para pensar. Principalmente no caso do Chile, que está a abusar um pouco das entradas perigosas. Por outro lado, o árbitro estará demasiado rápido a puxar ca cartolina, o que poderá dificultar o controlo do jogo.
24' - Cartão amarelo para o chileno Ponce.
21' - Cartão amarelo para Carmona, por entrada sobre Behrami, na primeira jogada de ataque da Suíça neste encontro
17' - Cartão amarelo para o suíço NKufo, aparentemente por puxar um adversário. Castigo um pouco forçado
Atinge-se o primeiro quarto de hora de jogo, com o Chile claramente 'por cima'.
9' - Duas excelentes defesas consecutivas de Benaglio, primeiro a suster um remate de Vidal, depois a sacudir a recarga de Jara. O Chile procura o golo, perante uma Suíça que joga em contenção, na expectativa de apanhar o adversário em contrapé.
4' - Remate de Sánchez sobre a baliza de Diego Benaglio. O Chile está mais activo neste início de jogo.
1' - Cartão amarelo para Humberto Suazo, por entrada duríssima sobre um adversário. Terá sido a admoestação mais rápida do Mundial...
15h00 - Início da partida.
----------------------------------
Equipas titulares:
Chile
Bravo; Isla, Ponce, Medel, Jara; Vidal, Carmona, Matías Fernández; Alexis Sánchez, Humberto Suazo, Beausejour.
Treinador: Marcelo Bielsa
Suíça
Benaglio; Lichtsteiner, Steve Von Bergen, Grichting, Ziegler; Gelson Fernandes, Huggel, Inler, Behrami; Frei, Nkufo.
Treinador: Öttmar Hitzfeld
Árbitro: Khalil Al Ghamdi (Arábia Saudita)
----------------------------------
Acompanhe o relato deste jogo em directo na Rádio Mundial, com Carlos Rui Abreu.
Ao mesmo tempo, e sem sair desta página, poderá ir seguindo o resumo escrito das principais incidências do jogo e acrescentar os seus comentários em directo através da caixa de conversação localizada à direita deste texto. Para o fazer precisa apenas de ter conta aberta no Facebook. Aproveite: acompanhe o encontro e divirta-se!