Miguel Oliveira 10.º no GP da Grã Bretanha dominado pelos espanhóis

por RTP
Jorge Lorenzo voa nas pistas... e no pódio reuters/StefanWermuth

Nas três categorias, o lugar mais alto do pódio e mais um foram ocupados por pilotos do país vizinho

Os espanhóis dominaram  o GP de motociclismo da Grã-Bretanha, ao vencerem as três categorias, este domingo, no circuito de Silverstone, onde o português Miguel Oliveira foi 10.º em Moto3.

No MotoGP, Jorge Lorenzo, em Yamaha, averbou a terceira vitória consecutiva, impondo-se aos dois pilotos oficiais da Honda, o australiano Casey Stoner e o espanhol Dani Pedrosa, segundo e terceiro, respetivamente.

Lorenzo, que assumiu o comando da prova a oito voltas do fim depois
de um duelo com o australiano, repetiu o triunfo conseguido o ano passado
em Silverstone e consolidou a liderança do Mundial de pilotos, com 25 pontos de vantagem sobre Stoner.

Álvaro Bautista, em Honda, que sábado tinha conseguido a sua primeira "pole" numa prova do Mundial, foi quarto, seguido do americano Ben Spie, em Yamaha.

O britânico Cal Crutchlow, que saiu do último lugar da grelha por não ter disputado a qualificação devido a lesão, foi sexto e mantém o quarto lugar no mundial de pilotos.

Na categoria de Moto2, o espanhol Pol Espargaro, em Kalex, foi o mais rápido, impondo-se ao seu companheiro de equipa, o britânico Scott Redding, e ao compatriota Marc Marquez, em Suter Honda, líder do Mundial, que completaram o pódio nas segunda e terceira posições, respetivamente.

Espargaro conseguiu a segunda vitória da época, depois de ter sido o mais rápido no GP de Espanha e de ter dominado os treinos e a qualificação, no circuito de Silverstone, mantendo a segunda posição no campeonato, mas reduzindo a distância para o Márquez.

Em Moto3, o espanhol Maverick Viñales,  em FTR Honda, foi o vencedor e ascendeu à liderança do Mundial da categoria, destronando o alemão Sandro Cortese, em KTM, que terminou na terceira posição, atrás de outro espanhol, Luís Salom, em Kalex KTM. 

Miguel Oliveira, em Suter Honda, que há duas semanas alcançou a sua melhor
classificação de sempre ao terminar em terceiro o GP da Catalunha, foi 10.º.

O piloto português, que nas seis provas já disputadas teve três abandonos
consecutivos, arrecadou seis pontos para a classificação do mundial, onde
mantém a 11.ª posição, com 33, a 72 de Viñales.
PUB